Buscando garantir aos servidores públicos municipais de Joaçaba mais uma oportunidade de debate sobre as mudanças previstas nas regras para o Instituto de Previdência (Impres), a Câmara de Vereadores de Joaçaba realizou na noite de quinta-feira (30/09), uma audiência pública. O evento, realizado no Teatro Alfredo Sigwalt, atendeu a uma solicitação feita na Casa Legislativa pelo vereador Juliano Pedrini (PL).
Coordenada pela primeira secretária da Câmara, vereadora Disnéia De Marco, a audiência possibilitou que os segmentos diretamente envolvidos pudessem esclarecer pontos relativos ao Projeto de Lei Complementar nº 486, que já tramita na Casa Legislativa e que deverá estabelecer novas regras para a aposentadoria. Representantes do Poder Executivo, do Impres, Sindicato dos Servidores, os próprios servidores e vereadores aprofundaram a discussão sobre o tema que deverá entrar na pauta de votação nos próximos blocos de sessões da Câmara.
O Impres, justifica a necessidade das alterações devido a exigências feitas na esfera federal e pela existência de um déficit próximo de R$ 105 milhões. Servidores e Sindicato pedem que as novas regras sejam menos onerosas.
O presidente da Câmara, Diego Bairros, que não pode estar presente por acompanhar um familiar em procedimentos de saúde, disse que o projeto está sendo minuciosamente avaliado pelos vereadores e que a audiência pública foi fundamental para esclarecer os pontos de dúvida, dar voz ao funcionalismo e a chance dos atores – administração, Impres e sindicato – de se manifestarem.
Além da primeira secretária já citada, participaram da audiência os vereadores Juliano Pedrini, Alcione Marchezini, Almir Pastori, Dihego Joe Müller, Rita Valéria Weiss, Rodrigo Pedrini e Vilmar Zílio.
(Fonte Câmara de Vereadores de Joaçaba)