Equipe brasileira bate a Argentina na final, por 30 a 21, mantém a hegemonia no continente com seis títulos consecutivos, ganha mais uma medalha de ouro e conquista vaga para a Olimpíada de Tóquio
A seleção feminina de handebol venceu a disputa mais importante do Brasil neste Pan de Lima até o momento. Vitória sobre a rival Argentina por 30 a 21. Sexto título consecutivo nos Jogos. E vaga assegurada para a Olimpíada de Tóquio 2020 em uma noite incrível. Todos os elementos de um grande clássico estiveram presentes no Ginásio Poliesportivo 1 de Videna, na capital peruana. Arquibancadas lotadas, os mais importantes dirigentes esportivos dos dois países nas tribunas, torcidas barulhentas, discussão com os árbitros e um jogão de handebol.
Como uma grande noite de gala, porém, houve drama no começo. O Brasil começou mal na defesa e errando bolas fáceis no ataque. Dueñas logo trocou as goleiras. Desde 1995, a seleção feminina não perde um jogo de handebol no Pan: já são 35 partidas invictas. Não seria deste vez, certo? Bom, a equipe correu sérios riscos depois de um primeiro tempo ruim.
A Argentina ficou na frente do placar durante os 30 minutos iniciais de jogo. Apenas graças a dois gols de Larissa, um em uma roubada de bola no meio do campo e outro em contra-ataque, que o Brasil terminou o primeiro tempo empatado com a Argentina: 12 a 12.
A seleção só assumiu a frente do placar pela primeira vez aos 2 minutos do segundo tempo, após gol de Patrícia: 14 a 13. A continuação foi avassaladora. Minutos depois já estava 16, 17, 20 a 15. Renata seguiu sua atuação de gala no gol. Das últimas cinco decisões, quatro foram contra a Argentina. E o Brasil ganhou todas.