
A Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos, de Joaçaba, promove nos dias 10 e 11 de maio o curso de formação “História e Cultura Afro”. Segundo a professora Sinclair Biazotti, “este curso está sendo realizado graças a aplicação de recursos disponibilizados pelo Edital Elisabete Anderle, cuja premiação a escola recebeu no ano de 2017, com o projeto “Africanidade à Flor da Pele”, e oportunizará aos profissionais, a comunidade escolar e a população em geral adquirir conhecimentos específicos sobre o tema.
A professora observa que é muito difícil os docentes colocarem em prática a lei 10.639, lei que determina a obrigatoriedade de se trabalhar a história e cultura afro na sala de aula. Por conta disso, a intenção é trazer profissionais com experiência sobre o tema visando socializar conhecimentos e ideias de como aplicar a lei.
Entre os palestrantes estão: professores, sociólogos, historiadores, escritores, artista plástico, entre outros. Além da participação dos profissionais da educação, serão realizadas oficinas com os alunos, pais e a comunidade em geral para que possam desenvolver atividades pertinentes ao tema. As palestras serão com Jerusa Romão, pedagoga da UFSC; Fábio Garcia, bacharel e licenciado em História pela UFSC, autor de “Negras Pretensões” (2007), “Africanidades Catarinenses” (2008) e “Diversidade e Educação para as relações Étnicos-Raciais” (2011); Giselle Nascimento, Arte Educadora; Valmir Ari Brito, Oficina de Capoeira; Décio David, Oficina de Artes Plásticas; Juçara Mari Romão, Oficina de Bonecas Negras e Jussara de Lima, Oficina de Trança Afro.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sinclairbiazotti@yahoo.com.br ou josefinasilvaboscia@yahoo.com.br.
PROGRAMAÇÃO – CURSO “HISTÓRIA E CULTURA AFRO”
10 DE MAIO (QUINTA-FEIRA)
8h
Abertura oficial pela coordenação do evento com palestra
13h30
Oficina de artes plásticas
Oficina de bonecas negras
Oficina de capoeira
Oficina de tranças afros
Oficina de contação de histórias
11 DE MAIO (SEXTA-FEIRA)
8h
Palestras
Oficina de artes plásticas
Oficina de bonecas negras
Oficina de capoeira
Oficina de tranças afros
Oficina de contação de histórias
13h30 – Avaliação das atividades e encerramento