Na próxima segunda-feira (23/09) é comemorado o Dia do Sorvete, data perfeita para curtir o calor, que já começou a atingir a maioria dos municípios brasileiros. E, para celebrar esse marco da gastronomia, separamos algumas curiosidades para você, incluindo uma harmonização com vinhos. Experimente!
Há várias versões para a origem do sorvete. Os historiadores acreditam que ele foi criado há mais de 3 mil anos, na China. Na época, a pasta gelada era feita de leite de arroz e misturado com neve.
Na Roma Antiga, o quitute era privilégio dos mais ricos. Na época, o imperador Nero mandava seus escravos buscar neve nas montanhas, o mais rápido possível, para ele misturar ao mel e à polpa de frutas.
O sorvete chegou ao Brasil em 1834, período da monarquia. A primeira região a receber essa maravilha foi o Rio de Janeiro. Lourenço Fallas inaugurou duas lojas no Centro da cidade. Ele importou 217 toneladas de gelo de Boston, nos Estados Unidos, para que o produto não derretesse. Envolto em serragem, o gelo foi enterrado em buracos. A técnica durou cinco meses.
Em janeiro de 1878, um anúncio no jornal “A Província de São Paulo” dava a informação de que todo dia, às 15 horas, seria vendido sorvete na Rua Direita, número 14. Tratava-se de uma das primeiras sorveterias da capital paulista, que – por falta de lugar para conservá-lo gelado – serviria o produto logo após o preparo.
CASQUINHA
A massa crocante caiu no gosto popular em 1904. Quem a criou ainda é uma incógnita. Muitas histórias afirmam que um imigrante sírio ficou sem pratos de papel durante uma feira de alimentos na Louisiana, nos Estados Unidos, e decidiu servir o sorvete em cones parecidos com o waffle. Porém, muitas pessoas também afirmaram ser os inventores da casquinha. Outros dizem que o italiano Ítalo Marciony cansou de ver seus clientes quebrarem os copos de vidro em que era servido o produto e optou pelos cones crocantes.
Em 1904, nos Estados Unidos, David Evans Strickler, um jovem aprendiz de farmacêutico, teve a ideia cortar a banana ao meio e colocar três bolas de sorvete por cima criando então a banana split. Tipicamente americana, a sobremesa geralmente é feita com sorvetes de sabores creme, chocolate e morango.
HARMONIZAÇÃO
Esta pode até parecer uma proposta ousada, mas passa muito longe de não ser uma combinação deliciosa! Os sorvetes não precisam ser servidos apenas após as refeições, agora eles acompanham até mesmo algumas bebidas. Então, inclua em seu cardápio esta nova experiência: sorvetes com vinhos – com certeza será uma harmonização que arrancará diversos suspiros!
O grande desafio da harmonização de sorvetes com vinhos é equilibrar as propriedades, pois a temperatura gelada do sorvete consegue “anestesiar” nossas papilas gustativas, dificultando a percepção quanto ao sabor do vinho. Entretanto, este desafio pode ser facilmente vencido, basta escolher o vinho certo e aproveitar esta nova experiência enogastronômica.
GELATO, SORVETE OU SORBET?
Hoje em dia, a sobremesa se popularizou e foram criadas diversas vertentes do doce, com ingredientes e proporções diferentes. Saiba a diferença entre as principais:
Sorvete tradicional: o preparo leva leite, açúcar, sabores e, às vezes, gemas de ovos e amido de milho. O ar também incorpora a mistura dando uma textura mais leve.
Gelato ou sorvete italiano: tem os mesmos ingredientes do sorvete tradicional: leite, frutas, açúcar, mas em proporções diferentes. Também costuma ter menos gordura, mais açúcar e menos ar incorporado à mistura.
Sorbet: é feito com frutas, açúcar e um pouquinho de água. E não leva ovos e nenhum tipo de gordura. A opção refrescante é ideal para que não pode consumir leite.
Confira as combinações com vinhos
Jerez Pedro Ximenez: Este vinho espanhol combina com sorvetes de creme, baunilha, ameixa e banana. Na degustação existe um sabor amadeirado marcante do vinho, mas a combinação é muito agradável.
Vinho do Porto Ruby: Este vinho português combina com sorvetes à base de frutas vermelhas e escuras como mirtilo, amora e cereja.
Banyuls: Este vinho tinto francês é excelente para harmonizar com sorvetes de chocolate.
Vinho do Porto Tawny: Mais um vinho português que é o casamento perfeito com sorvetes que tenham calda de caramelo ou frutas frescas como amêndoas, caju e avelãs.
Vinho Moscatel: Estes elegantes vinhos combinam com sorvetes de sabores cítricos e mineiros como casca de laranja, cidra ou limão.