A Confederação Brasileira de Futebol testou o VAR (árbitro de vídeo), em Itaquera, no duelo entre Corinthians e Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro. A intenção da entidade é fazer todos os ajustes necessários para que a tecnologia seja implementada sem qualquer grande problema nos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil, que começam nesta quarta-feira, dia 1 de agosto.
Apesar de uma sala da Arena Corinthians conter diversos monitores e árbitros da CBF, o árbitro de Corinthians x Cruzeiro, Paulo Roberto Alves Júnior, não contou com a ajuda do árbitro de vídeo para julgar os lances da partida. Além da Arena Corinthians, outros estádios que receberão os jogos das quartas de final da Copa do Brasil também passarão pelos mesmos procedimentos para que a CBF possa alinhar o uso do VAR na reta final do torneio mata-mata.
Os testes, autorizados pelos clubes, visam melhorias na estrutura dos estádios para esse tipo de tecnologia, além da definição dos ângulos das câmeras usadas e outros fatores relacionados à logística.
O jogos cobaias de Var no torneio serão: Corinthians x Chapecoense; Grêmio x Flamengo e Santos x Cruzeiro, todos no dia 1.