terça-feira, março 5, 2024

HomeAgroDados sobre a agricultura e a movimentação econômica no setor são apresentados...

Dados sobre a agricultura e a movimentação econômica no setor são apresentados aos vereadores em Luzerna


Luzerna –
Dados da agricultura e da movimentação econômica gerada por esse setor no município de Luzerna foram apresentados na sessão da noite desta segunda-feira (15) da Câmara de Vereadores. O extensionista da Epagri, Jaime Turra (FOTO), e o secretário municipal de Agricultura, Marcelo Costa Beber, explanaram sobre as atividades desenvolvidas junto aos produtores rurais por parte da estatal e da administração municipal.

Turra foi o primeiro a destacar as ações. Ele frisou que a gerência da Epagri com atuação sobre as regionais de Joaçaba e de Campos Novos proporciona aos agricultores assistência técnica, programas como os de sementes, calcário, análise de solo, subsídios, entre outros.

Beber apontou os aspectos econômicos do município conforme aponta o Censo Agropecuário de 2018. Segundo os dados, Luzerna é composta por 355 estabelecimentos agropecuários, perfazendo 8.007 hectares (2.163 hectares de lavouras temporárias (milho e soja), 2.625 hectares de pastagens (nativas e melhoradas), 2.028 hectares de matas naturais, 738 hectares de reflorestamento, 8.227 cabeças de gado e 375 ovinos.

Outro fator abordado foi em relação a notas fiscais. Conforme Beber, das atividades agropecuárias com nota fiscal são cerca de 200 propriedades que efetivamente dependem da agricultura para o seu sustento. Ele fez o comparativo da arrecadação, que em 2016 foi de R$ 85 milhões e que em 2018 caiu para R$ 66 milhões de receita.

O levantamento informa ainda que o frango é o maior arrecadador na agricultura. Entretanto, a avicultura vem apresentando queda na produção. O secretário frisa que quando o assunto é nota fiscal eletrônica, fica difícil ter o controle do produtor que a emite, pois a secretaria de agricultura não tem acesso, dificultando o acompanhamento da produtividade. Entretanto, os dados do Censo Agropecuário são reais, com base nas informações coletadas pelos responsáveis do censo junto aos agricultores.

Beber também falou da suinocultura, produção de leite, programa de melhorias de propriedades, horticultura, programa de melhoramento genético, compra de produtos da agricultura familiar para inserção na merenda escolar, bem como esclareceu dúvidas e adiantou que deverão ser instaladas em Luzerna mais duas granjas de suínos.

Posts semelhantes

Posts recentes