Implantação de um Fundo Estadual de Cultura, promover festivais regionais, capacitar agentes culturais em todo o estado, criação de um sistema de informações e indicadores de cultura e, operacionalização da Lei Paulo Gustavo. Estas iniciativas integram um extenso plano de ação elaborado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cujo presidente esteve em Joaçaba na quinta-feira (29), para uma conversa com representantes do setor cultural de Joaçaba e de municípios próximos.
Atendendo a um convite feito pelo vereador Rodrigo Pedrini (PL) para estar em Joaçaba, Rafael Nogueira apresentou alguns números. Ressaltou, por exemplo, que os valores a serem distribuídos pela FCC em 2023 são de R$ 153 milhões de reais, cujos repasses ocorrem através da abertura de editais.
Especificamente para Joaçaba, estão previstos 283 mil, cujos valores devem ser repassados ao município mediante o cadastramento de um plano de ação do mesmo junto ao governo do Estado. Presente no evento, o secretário de Comunicação, Cultura, Turismo e Eventos de Joaçaba, Paulo Guilherme Krause, informou que o plano já está cadastrado.
“Vamos gerir a cultura com muita seriedade”, reforçou Rafael Nogueira. O vereador Rodrigo Pedrini ressaltou inclusive a participação das iniciativas culturais para o PIB de Santa Catarina. Agradeceu a presença das mais de 50 pessoas que lotaram o plenário da Casa Legislativa para ouvir o presidente da FCC e se colocou à disposição para colaborar com o setor.
(Fonte Câmara de Vereadores de Joaçaba)