domingo, julho 14, 2024

HomeRegiãoEncontro da Família Slongo reúne mais de 100 pessoas

Encontro da Família Slongo reúne mais de 100 pessoas

Na décima edição do evento, Sonia Maris Slongo e Iago Pedro Slongo lançaram o livro “Dal Nord Italliano Al Sud Brasiliano: a história de uma família Slongo.”

Mais de 100 pessoas participaram do 10º Encontro da Família Slongo, nos dias 14 e 15 de outubro, no Centro Comunitário de Lacerdópolis. Município no qual Luiz Slongo casado com Irene Bertolini fixaram residência e criaram parte de seus filhos dando origem a uma grande família. O Encontro reuniu Slongo de diferentes ramos e gerações vindos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Durante o evento, Sonia Maris Slongo e Iago Pedro Slongo lançaram o livro “Dal Nord Italliano Al Sud Brasiliano: a história de uma família Slongo”. O livro conta parte da história do Norte da Itália no período da Imigração dos italianos Vênetos para o Brasil, principalmente, para o Sul do País, onde foram desbravadores e muito ajudaram no desenvolvimento da região.

Foto: Arquivo Pessoal

Para escrever o livro, segundo Sonia Slongo, “foi necessário pesquisar em cartórios, igrejas, museus, arquivos e outros documentos, além de ouvir as histórias contadas de geração em geração, por aqueles vieram antes de nós”. Em 2022, ela e Iago decidiram colocar a história num livro, por entender que seria fidedigno já que seria escrito por membros da família.

Para atrair imigrantes havia muita propaganda inclusive de que, no Brasil, os italianos poderiam construir seu próprio castelo, que salame dava em árvores e assim por diante. Fato é que não foi bem assim. Sonia conta que “os imigrantes somente ficavam sabendo para onde iriam quando desembarcavam no Brasil, passavam um tempo em barracões, onde várias famílias viviam juntas, trabalhavam muito e nem as crianças eram poupadas, a oferta de terras e ferramentas não se confirmou”.

A partir de 1879, ano que chegaram os ancestrais Slongo, o governo suspendeu qualquer tipo de ajuda, então eles tiveram que pagar pelas terras e as ferramentas não eram suficientes para o trabalho, resumiam-se a uma foice e um facão, além de alguns tipos de sementes para cultivo. Mas, Sonia diz que, “a terra fértil e a água abundante logo fez com que as sementes germinassem e se desenvolvessem dando os primeiros frutos”. Essa história se repetiu com centenas de imigrantes italianos vindos, principalmente, da Região do Vêneto, não é exclusiva da Família Slongo.

Após a conclusão do livro, Sonia e Iago pensaram como apresentá-lo à família. Logo decidiram promover o 10º Encontro da Família Slongo. “Há algum tempo que o encontro da família não era realizado e era hora de retornar. Este seria o momento ideal para lançar o livro da família”.

Além do lançamento do livro, a programação do encontro incluiu comida boa, muita música, dança, chimarrão, bingo, conversação, concursos e uma missa em homenagem e gratidão à família.

O próximo Encontro da Família Slongo está agendado para outubro de 2024, em Catanduvas, no Paraná.

Posts semelhantes

Posts recentes