Feira realizada em Joaçaba ganha vulto nacional com 680 visitantes, 51 expositores de 16 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Espírito Santo e giro financeiro superior a R$ 100 mil em seis horas de degustações
Repetindo o sucesso da primeira edição, realizada em 6 de maio de 2017, no Clube 10 de Maio, a versão 2018 da Expovinho Joaçaba – Feira de Bebidas, Alimentos e Produtos Especiais do Meio-Oeste de Santa Catarina dobrou de tamanho. O crescimento do número de expositores chegou a 270%, pulando de 19 em 2017 para 51 em 2018. O público também cresceu na casa de dois dígitos, crescendo de 404 visitantes no ano passado para 680 este ano, uma elevação da ordem de 65%.
“O resultado foi muito bom. Já estamos falando em dois dias para o ano que vem”, comemorou o empresário Sérgio Luiz Belló, um dos organizadores do evento. “O clima estava muito bom. A vontade dos expositores em participar da feira já era notada na montagem. Estavam todos felizes. Um aspecto que nos agradou muito foi a interação dos produtores rurais, como a Copafam, com o público e os demais expositores de indústria e comércio da cidade. Para Joaçaba isso é muito importante e para nós, gratificante”, observou a sócia e administradora do evento, Silmara Stoffel.
Para o jornalista e sommelier Rodrigo Leitão, também organizador da feira e que promove este tipo de evento em Brasília e Goiânia, a segunda edição da Expovinho Joaçaba foi além de um sucesso local. “A feira ganhou vulto nacional, trouxe empresas de três estados, de 16 municípios e abriu espaço para produtores pouco conhecidos e até mesmo desconhecidos na nossa região. O público teve oportunidade de provar produtos de ponta que daqui já estão fazendo sucesso no Eixo Rio-São Paulo e em Brasília”, informou.
Segundo os organizadores, algumas parcerias foram determinantes para montar a segunda edição da Expovinho. Eles citam o patrocínio do Sicoob e o apoio da Kindai Honda e da CDL Joaçaba como fundamentais. “Além dos pontos de venda, fortíssimos na cidade, que garantiram a antecipação de recursos que viabilizaram vários custos do evento”, ressalta Silmara Stoffel.
“Levamos cinco meses para montar esta edição e já em fevereiro estaremos iniciando a produção da feira de 2019, que, provavelmente, será na semana de aniversário de Joaçaba, pois pretendemos criar um calendário com a Expovinho se tornando um evento referência da região”, revela Sérgio Belló.
Segundo Rodrigo Leitão, a participação do público foi determinante para as próximas edições. “A intenção é que no próximo ano a feira ganhe dois dias de duração”, projeta o empreendedor.