Na terça-feira, Tricolor tem “jogo do ano” contra o Estudiantes na Arena por vaga nas quartas de final
Porto Alegre – A derrota de virada para o Atlético-PR com os reservas no último sábado pouco afetou o ânimo gremista. Tão logo a partida acabou na Arena da Baixada, o técnico Renato Gaúcho mudou o foco para a decisão nas oitavas de final da Libertadores, nesta terça-feira. Pediu para o time “levantar a cabeça” e convocou a torcida para lotar a Arena, enquanto o diretor de futebol Alberto Guerra tratou o jogo contra o Estudiantes como uma “verdadeira Copa do Mundo”. “Bola para frente. Vamos levantar a cabeça. Desde já, chamo a nossa torcida para a próxima terça-feira. É jogo importantíssimo para a gente” (Renato Gaúcho)
Os tricolores respiram o clima de decisão de forma planejada. Apenas atletas suplentes viajaram para o jogo em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Todos os titulares ficaram em Porto Alegre e treinaram com portões fechados na manhã de domingo. O goleiro Marcelo Grohe trabalhou normalmente e, com isso, Renato terá força máxima contra os argentinos.
Os resultados do fim de semana tiraram o Grêmio do G-4 da Série A, e o poderio ofensivo cobra uma resposta para superar o Estudiantes, pois é obrigado a vencer. Nas últimas quatro partidas, o time não finalizou mais que 10 vezes. Diante do Furacão, foram apenas sete chutes. O gol saiu em cobrança de pênalti de Cícero. “Não podemos negar os números. O time tem finalizado menos, mas a gente confia no grupo. É o elenco que ganhou os últimos quatro títulos. Sabemos que o rendimento está um pouco abaixo, mas é nossa verdadeira Copa do Mundo na terça-feira. Nosso principal jogo do ano. Com a Arena lotada, vamos conseguir o resultado”, afirmou o diretor de futebol Alberto Guerra.
No Paraná, Renato mandou a campo uma equipe sem centroavante, algo incomum. Jael e André ficaram em Porto Alegre e dão o tom da única dúvida para o embate com o Estudiantes. O primeiro foi titular na vitória contra o Corinthians, e o segundo, no empate com o Cruzeiro. Mesmo sem camisa 9, o treinador entende que houve chance de fazer o resultado positivo fora de casa. “São minhas ideias. Importante é que o Grêmio tem dois atacantes de área, André e Jael. Os dois jogaram 45 minutos no último jogo. Por ser gramado sintético, não queria perder nenhum dos dois. Infelizmente, a gente não aproveitou oportunidades, o espaço que o adversário deu para a gente”, ressaltou.
Conforme a administração da Arena, cerca de 20 mil ingressos já foram vendidos para a partida de terça. Quase todos os setores estão esgotados. A expectativa é de que 45 mil gremistas empurrem a equipe em busca da classificação.
Para superar o Estudiantes, o Tricolor precisa de uma vitória simples. Se devolver o 2 a 1 sofrido na Argentina, a decisão vai para os pênaltis. Vitórias por um gol de diferença a partir de 3 a 2 dão vaga ao adversário.
No Brasileirão, o Grêmio perdeu uma posição e acaba a 21ª rodada fora do G-4. Agora é quinto colocado, com os mesmos 37 pontos do Palmeiras, atual quarto. A derrota para o Atlético-PR ampliou a diferença ao líder São Paulo em oito pontos.