Segue até o dia 5 de dezembro, na Biblioteca da Unoesc Joaçaba (Campus I), a exposição de desenhos realistas, da professora de Matemática e também desenhista, no município de Piratuba, Simone Carvalho da Silva Alves Mendes.
De acordo com a professora, além da paixão por lecionar, ela também tem um grande apreço pela arte. “O desenho surgiu em minha vida desde sempre. Sempre usei desenhar para expressar o que estava sentido, e ele se encaixa praticamente para qualquer sentimento, se estou bem desenho porque estou bem, se tenho problemas, ele me ajuda resolver, e assim sempre foi, me faz sentir inteira. Tenho grandes inspirações, como o artista local, o pintor Jose Peri, exemplo de pessoa e artista, e dois desenhistas, os melhores para mim, um brasileiro o Charles Laveso e um alemão o Armin Mersman”, afirmou Simone.
A iniciativa de expor os desenhos foi da professora, que contou o apoio da Intendência de Cultura de Joaçaba, por meio da Casa da Cultura Rogério Sganzerla, que intermediou a exposição e sempre está buscando apresentar outros talentos para o Município e valorizar os artistas locais e também da parceria da Biblioteca da Unoesc, que cedeu o espaço para expor e sempre está de portas abertas para oferecer o local para outros artistas que desejam demonstrar seu trabalho. “Sou muita grata a Intendência de Cultura de Joaçaba e a Biblioteca da Unoesc, que prontamente me receberem para demonstrar meu talento, mesmo sendo de outro Município. Isso demonstra que realmente Joaçaba se importa com a arte. Meu Grande interesse com esta exposição, não é nenhum retorno financeiro, mas sim, através de meus desenhos, almejo provocar nas pessoas o olhar aos detalhes de minha obra, por aquilo que é comum e insignificante no dia-a-dia, que por muitas vezes passam despercebido e ainda, vislumbro continuar desenhando e ensinar crianças e jovens a desenhar, pois fico encantada quando encontro crianças e adolescentes com traços autênticos e fortes, que gostam de desenhar, que mostram desde cedo habilidade, esperando apenas por uma oportunidade, mas que muitas vezes não são dadas”, destacou Simone.
Simone destaca ainda que sua preferência é desenhar a figura humana “A minha arte é o desenho realista através da observação de imagens captadas por uma máquina. Digo que procuro humanizar o clique, dar outro sentido a imagem, uma transmissão de sentimentos. Dentre as imagens, gosto mais de retratar a figura humana. Ao desenhar tento focar no processo e não só o resultado final. Apreciando a construção tanto quanto ou até mais que a conclusão do desenho. Aprendendo e curtindo cada pedacinho, a buscando superar-se na técnica, e obter sucesso”, disse Simone.
A exposição é gratuita e estará aberta ao público no horário de funcionamento da Biblioteca Universitária (das 7h30 às 22h) e os interessados poderão visitá-la até o dia 5 de dezembro.