quinta-feira, maio 23, 2024

HomeAgroQuatro cuidados necessários para evitar contaminação na produção da cerveja artesanal

Quatro cuidados necessários para evitar contaminação na produção da cerveja artesanal

Foto Divulgação

Especialista explica quais cuidados tomar ao produzir cerveja de modo artesanal e em casa

A arte de brassar cerveja tem se difundido entre os brasileiros. Com a facilidade de acesso na compra de kits de produção de cerveja e matéria prima de boa qualidade, mais e mais pessoas estão produzindo sua própria cerveja em casa.

Porém alguns cuidados são extremamente necessários para que se produza uma cerveja de qualidade para o consumo e livre de contaminação.

Quem passa as dicas é o paranaense Fausto de Miranda, sócio-diretor da Biertek, fabricante do Izzibeer: um fermentador para produção caseiras de bebidas fermentadas que evita contaminações.

1º – O primeiro passo é manter o ambiente e os equipamentos limpos e higienizados. Qualquer interferência externa pode contaminar a cerveja já no início da produção, causando desde um sabor diferente ou um produto que fará mal a quem consumir. Ao final de cada produção, garanta que tudo foi limpo com extremo cuidado.

2º – Outro ponto importante é minimizar o contato da cerveja com o oxigênio. Isso evita a oxidação da cerveja, processo que interfere no sabor, tempo de validade do produto e pode ser um meio de cultivo para bactérias.

3º – Para que esse contato seja evitado, é necessário o uso de um bom fermentador. Um que mantenha a cerveja isolada do ambiente externo durante todas as etapas de sua produção é primordial. O Izzibeer, por exemplo, possui uma tampa com conexões que permitem manuseio da bebida durante o processo de fermentação sem a sua abertura total, evitando contaminações. Estas conexões são destinadas à introdução de gás CO2, de sonda termométrica para controle de temperatura e volume, e válvula para a retirada da bebida sem contato com os resíduos que comumente se formam no fundo do fermentador. “O ideal é que o produtor produza e envase sua cerveja com contato quase nulo com o oxigênio” diz Fausto.

4º – Todo o cuidado é necessário ao brassar cerveja de maneira artesanal e caseira. Muito pior do que estragar o sabor de sua cerveja, um produto contaminado pode trazer sérios danos à saúde. Por isso, procure sempre produtos certificados e de qualidade comprovada e siga todos os procedimentos para que sua cerveja tenha uma ótima qualidade.

SOBRE A BIERTEK

Com sede em Curitiba, a Biertek mantém como principal missão atender as expectativas dos apaixonados por produzir suas próprias bebidas artesanais. Para isso, prioriza a qualidade, a praticidade e a tecnologia nas soluções que oferece ao mercado. Entre eles está o Izzibeer, um fermentador com recipiente transparente e que trabalha sob pressão. Além disso, o produto é o único do mundo com conexões em sua tampa que permitem medir a temperatura, introduzir gás CO2 e retirar a bebida fermentada depois de pronta, evitando a exposição com o ar e possível contaminação.

Posts semelhantes

Posts recentes