RD – Quais são as três prioridades de seu governo, caso seja eleito?
Ronaldo Lourenço da Rosa – A principal prioridade é mudar a realidade do município que hoje enfrenta inúmeros problemas, bem como implementar um rigoroso controle dos gastos públicos, visando a economia de aproximadamente R$ 100 mil mensalmente e indicar secretários municipais com reconhecido saber técnico da área de atuação.
RD – O que o Sr. pretende fazer para que Herval d´Oeste seja destaque na região?
Ronaldo Rosa – Para ser destaque na região precisamos primeiro mudar nossa imagem que hoje é de insegurança na praça central e de falta de investimentos públicos em diversos setores. Vou buscar apoiar nossos agricultores e empreendedores locais e também desburocratizar todo procedimento para abertura de novas empresas em nosso município para que possamos gerar renda e emprego e fazer a economia girar. Somente assim vamos conseguir mudar essa imagem, bem como passar a destacar nossa cultura, nosso esporte e nossas conquistas.
RD – Como o Sr. pensa em atrair investimentos e gerar renda para o município?
Ronaldo Rosa – Criar um setor único para atendimento de empreendedores, local em que todas as informações estarão disponíveis para quem desejar iniciar seu negócio ou até mesmo ampliar sua empresa. Desburocratizar todo procedimento para abertura de novas empresas em nosso município. Implantação do Distrito Industrial. Realização de projeto para duplicação do Acesso Egídio Pozzobon, captando recursos financeiros nas esferas do governo Estadual e Federal. Iniciar projeto para o contorno viário. Criar um ambiente favorável as startup de tecnologias e ao empreendedorismo, evitando deste modo o êxodo intelectual dos nossos jovens, criando oportunidades para que permaneça em nosso município, gerando emprego e renda local. Fomentar a parceria para criação do nosso parque tecnológico.
RD – Qual é a sua proposta para incentivar a Cultura e o Turismo?
Ronaldo Rosa – Reativar os festivais dos nossos talentos locais, seja dança, teatro ou musicalidade. Garantir apoio as oficinas culturais do município, onde os nossos adolescentes e jovens possam praticar todas as atividades como música, teatro, informática e dança. Criar um diagnóstico sobre nossas potencialidades no setor do turismo, visando incentivar uma nova potencialidade e trazer a cidade dinheiro novo.
RD – Tem uma proposta para os esportes?
Ronaldo Rosa – Incentivar todas as modalidades esportivas no âmbito municipal, por meio das escolinhas, competições e projetos esportivos. Garantir apoio as nossas equipes adultas que tão bem representam a nossa cidade.
RD – Quais são as ações previstas para melhorar a mobilidade urbana?
Ronaldo Rosa – Realização de projeto para duplicação do Acesso Egídio Pozzobon, captando recursos financeiros nas esferas do governo Estadual e Federal. Iniciar projeto para o Contorno Viário. Formação e preparação de um grupo de funcionários que atuará diretamente no urbanismo de nossa cidade. Estudo de viabilidade da implantação de terceira pista em parte da Rua Santa Catarina.
RD – Que obras de infraestrutura estão previstas no seu plano de governo?
Ronaldo Rosa – Terceirização da manutenção das vias principais das estradas do interior. Iluminação pública em parceria com o setor privado. Criar e preparar uma equipe técnica que fará a manutenção e recuperação das ruas de todos os bairros constantemente. Formação e preparação de um grupo de funcionários que atuará diretamente no urbanismo de nossa cidade, e desenvolverá serviços como limpezas, melhorias das calçadas e boca de lobo. Estudo de viabilidade da implantação de terceira pista em parte da Rua Santa Catarina.
RD – Na área da saúde, o que prevê para ampliar atendimentos, melhorar a estrutura de saúde e o atendimento de especialistas?
Ronaldo Rosa – Construção de uma nova unidade de Estratégia Saúde da Família ESF no bairro Santo Antônio. Revitalização de todos os ESFs dos bairros, oferecendo acessibilidade, comodidade e qualidade nos atendimentos para todos os usuários. Criação e implantação de uma Unidade Móvel de Saúde, que atenderá a toda a área rural e todos os bairros do município de Herval d´Oeste, com atendimento médico e odontológico. Desenvolver ferramentas que possibilitem aos nossos pacientes a diminuição drástica do tempo de espera entre consultas, diagnósticos e o tratamentos. Capacitação continuada dos profissionais que atuam na área saúde do município.
RD – Com relação à educação, o que prevê para dar mais qualidade para o setor?
Ronaldo Rosa – Valorização dos professores, garantindo do recebimento do piso salarial nacional. Agrupar os alunos do 6º ao 9º ano no centro da cidade, em uma única escola, com ênfase no ensino profissionalizante (escola referência). Manutenção constante em todas as unidades escolares. Ampliação das vagas de creches, inclusive oferecer vagas no bairro Estação Luzerna. Compartilhar a gestão nas escolas, onde todos possam contribuir com ideias inovadoras.
RD – Na segurança pública, o que pode ser feito no âmbito municipal para garantir mais segurança à população e ao comércio em geral?
Ronaldo Rosa – Trabalhar em parceria com a Polícia Militar e Civil e também buscar atender um ponto que é muito questionado por todos – a melhoria da segurança na Praça Central. Iluminação completa com lâmpadas de LED. Construção da Guarita Policial e de seguranças. Implantação de um totem de segurança 24h. Projeto de criação de praça/passeio entre a Unidade Pronto Atendimentos (UPA) até a garagem da prefeitura.
RD – O que pretende fazer em relação à agricultura, agronegócio?
Ronaldo Rosa – Garantir aos nossos agricultores a manutenção e conservação intermitente das estradas e vias do interior. Fornecer maquinário para limpeza das áreas de plantio, aumentando consideravelmente a renda do agricultor. Fortalecer nossa agricultura familiar, por meio de incentivos, seja técnico, subsídios ou na comercialização. Criação de um espaço adequado na área central do município para a comercialização e venda dos produtos dos nossos agricultores. Subsidiar a cobrança da hora de trabalho do maquinário para nossos agricultores. Disponibilizar todo o maquinário necessário para realizar terraplanagem de aviários, chiqueirões e toda e qualquer atividade que venham a gerar movimento econômico para o município. Aquisição de máquinas modernas, garantindo maior eficiência na realização de silagem e distribuição de adubos nas propriedades rurais.
RD – Quais as ações na área da assistência social e habitação?
Ronaldo Rosa – Organizar, regular e nortear a execução da Política Municipal de Assistência Social, no quadriênio de 2021 a 2024, na perspectiva do SUAS, em consonância com as diretrizes legais da Política Nacional de Assistência Social. Prover serviços de proteção social básica e especial, bem como programas, projetos e benefícios para famílias, indivíduos em situação de vulnerabilidade. Garantir a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural. Organizar e fortalecer a rede socioassistencial para atendimento à família em situação de vulnerabilidade social e risco social e pessoal. Implementar e implantar ações de qualificação profissional. Garantir aos seus usuários, o acesso ao conhecimento dos direitos sociais e órgãos de defesa. Sistematizar informações, visando a construção de indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social, que incidem sobre famílias/pessoas, nos diferentes ciclos de vida (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). Identificar, definir e executar medidas de prevenção quanto à presença ou ao agravamento e superação de vitimizações, riscos e vulnerabilidades sociais.
RD – A pandemia afetou todos os setores. Quais serão suas ações para minimizar os impactos?
Ronaldo Rosa – Olha se eleito for vamos sentar com os representantes dos setores da agricultura, do comércio, da indústria e de entidades de classe para discutirmos todos juntos os impactos e traçarmos um plano de ação que fomente o aquecimento da nossa economia.
RD – Por que o Sr. quer ser prefeito? Por que o candidato acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Herval d´Oeste?
Ronaldo Rosa – Acredito que conheço Herval d´Oeste, seu interior e a cidade. Não estou comprometido com ex-prefeitos e não fiz alianças de interesse. Por isso, não tenho amarras com ninguém e meu foco é Herval d´Oeste e sua população. Eu sou daqui, amo essa terra e nunca estive no executivo. Eu sou o novo e quero uma Nova Herval. Tenho conhecimento técnico administrativo e conheço gestão pública. Quero buscar o melhor não só para mim e minha família, para todas as famílias hervalenses.
PERFIL
CANDIDATO A PREFEITO
Ronaldo Lourenço da Rosa, 37 anos.
Partido: PSDB
Cidade natal: Herval d´Oeste
Estado civil: Casado com Kátia Vacari
Filhos: uma filha
Breve currículo: Ronaldo nasceu no interior de Herval d´Oeste, atuou em diversas empresas na área comercial, e hoje possui seu próprio comércio na área central do município. É morador do bairro São Vicente, casado com Kátia com quem tem uma filha Maria Clara Vacari da Rosa. Ele é formado em processos gerenciais, na última legislatura atuou na Câmara de Vereadores, conseguiu R$ 1 milhão de verbas para a cidade, apresentou diversos projetos na casa em prol da educação, da infraestrutura, da saúde e do embelezamento de Herval d´Oeste. Ronaldo representa o Novo, uma nova Herval d´Oeste, sem grupos políticos atrelados com o passado.
CANDIDATO A VICE-PREFEITO
Celso Betin, 59 anos.
Partido: PSDB
Estado civil: Casado com Verônica
Filhos: Vinícius
Breve currículo: Betin é comerciante em Herval d´Oeste e tem sua história atrelada ao município. Não nasceu aqui, mas foi aqui que constituiu família e se desenvolveu como empresário. Trabalhou por muitos anos em empresa local, e por duas oportunidades foi vereador, onde também assumiu a presidência da casa.
