A partir desta segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde de Joaçaba inicia mais uma campanha de vacinação, idealizada pelo Ministério da Saúde, com foco na atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo principal da estratégia é ampliar a cobertura vacinal, garantindo que o público-alvo esteja com todas as doses em dia. Não se trata de uma vacina específica, mas sim de uma ação para verificar e, se necessário, atualizar o esquema vacinal já previsto no Programa Nacional de Imunização.
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas de rotina oferecidas diariamente nas unidades de saúde. A iniciativa busca sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da vacinação e da necessidade de levar a carteira vacinal das crianças e adolescentes para avaliação pelas equipes de enfermagem. Caso haja alguma dose em atraso, a aplicação será feita imediatamente; se estiver em dia, não será necessário novo registro.
A mobilização dá atenção especial para vacinas de grande relevância nesta faixa etária, como a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a meningocócica ACWY, indicada para adolescentes entre 9 e 14 anos, e a vacina contra o HPV. Esta última está disponível para adolescentes de 9 a 14 anos, mas, até dezembro, poderá ser aplicada em jovens de até 19 anos que ainda não receberam a dose. A proteção contra o HPV é de grande importância, pois se trata de uma vacina de alto custo na rede privada e essencial na prevenção de diferentes tipos de câncer em homens e mulheres, incluindo o câncer de colo de útero.
A Secretaria de Saúde reforça que, embora a campanha seja voltada principalmente para crianças e adolescentes, também é uma oportunidade de avaliar a situação vacinal de adultos que procurem o serviço. Os pais e responsáveis têm até o final do mês de outubro para procurar as unidades de saúde do município e garantir que as vacinas estejam atualizadas, reforçando a proteção e a saúde de toda a família.
No sábado, dia 11 de outubro, haverá uma ação especial na Praça da Prefeitura, das 10h às 15h, voltada para a atualização vacinal. Já o Dia D de mobilização nacional está marcado para o dia 18 de outubro.
As vacinas estarão disponíveis nas seguintes unidades de saúde: ESF Centro 1, ESF Vila Pedrini, ESF Frei Bruno, ESF Santa Tereza, ESF Vila Remor e ESF Nossa Senhora de Lurdes, sempre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Além disso, a sala de vacinas do ESF Centro 1 terá horário estendido todas as quartas-feiras, das 17h às 20h, para melhor atender a população.
(Fonte: Prefeitura de Joaçaba)