Segundo o Ministério de Saúde, o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve este tipo de câncer. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Para incentivar e sensibilizar os homens sobre esta causa, a Administração Municipal de Vargem realizou a abertura oficial do Novembro Azul, campanha voltada a prevenção ao câncer de próstata. O evento incluiu não apenas ações em saúde, como coletas de exames, mas também diversas atividades recreativas com direito a prêmios, sorteio de brindes e churrasco para finalizar o dia. A prefeita Milena Lopes conferiu tudo de perto e alertou todos os homens sobre a importância da prevenção.
Durante o mês de novembro, a Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde amplia este chamado para alertar todos os homens sobre o cuidado com a saúde. Para auxiliar a conscientização, a Secretaria preparou este dia especial somente para eles. É muito importante falar sobre este tema. A prevenção e ainda mais importante porque na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
“Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal”, é o que prevê o MS.
Como a saúde é a principal bandeira da Administração Municipal, a prefeita aponta as campanhas como importantes para levar as pessoas a ação. “Ter saúde é ter qualidade de vida. Queremos que nossa população, homens e mulheres, estejam bem. Enquanto prefeita, quero possibilitar este momento para se sintam motivados a se cuidar. Conseguimos trazer muitos homens hoje para brincar e também realizarem exames, cuidarem dos dentes. Eles se sentem acolhidos e percebem nossa preocupação com elas”, afirmou Milena.
(Fonte Ascom Prefeitura de Vargem)