domingo, abril 28, 2024

HomeColuna Saca Rolha20 de julho. Dia do Amigo: especialista dá dicas para comemorar e...

20 de julho. Dia do Amigo: especialista dá dicas para comemorar e brindar com bons vinhos

O Dia do Amigo, celebrado em 20 de julho, é uma data criada para destacar a importância dos amigos na nossa vida. Na prática, amigos são familiares que escolhemos por amor, afinidade, cumplicidade e conexão. São eles que nos apoiam no dia a dia com palavras, carinho e abraçam nossas dores, alegrias e conquistas. Com eles ao nosso lado, somos mais fortes e nos sentimos preparados para encarar todas as adversidades.

A comemoração surgiu por uma iniciativa do argentino Enrique Ernesto Febbraro, um professor de psicologia e filósofo que teve essa inspiração com a chegada do homem à Lua, nesse mesmo dia, em 1969. Ele escolheu a data não apenas para marcar uma vitória para a ciência, mas também para destacar que a amizade e união são essenciais para superar desafios que à primeira vista parecem impossíveis. A primeira celebração em Buenos Aires foi tão bem recebida pela população que logo a data entrou para o calendário oficial da Argentina e, aos poucos, atravessou a fronteira e conquistou os brasileiros.

Para comemorar o Dia do Amigo, nada mais justo do que reunir os amigos para brindar a amizade com um bom vinho. Domenique Soler Rodrigues, especialista da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação do Brasil, selecionou algumas ideias para você se inspirar e criar mais momentos memoráveis na companhia de pessoas queridas.

1 – NOITE DE RODÍZIO DE PIZZA EM CASA

Que tal convidar seus amigos para fazer pizzas caseiras? Inúmeras combinações são possíveis e a diversão é garantida. Não deixe de apostar nos clássicos sabores como a calabresa, que é um embutido que se destaca na receita graças ao seu sabor pronunciado, mais salgado e, por vezes, picante. A combinação pede um vinho mais encorpado e com taninos marcantes para harmonizar. A Cabernet Sauvignon é uma das uvas versáteis e equilibradas que caem bem aqui em apresentações como no vinho Nugan Estate Third Generation Cabernet Sauvignon 2019, que possui estrutura para acompanhar embutidos e cria um contraste perfeito com a picância da calabresa por ser um exemplar meio seco.

2 – PETISCOS E CONVERSA

Quer praticidade e tem muita conversa para por em dia com a turma de amigos? Crie uma mesa com petiscos variados e aproveitem para relembrar momentos incríveis e brindar tudo o que viveram juntos até aqui. E, para acompanhar uma deliciosa porção de iscas de frango fritas ou camarão frito, receitas práticas para saborear em grupo, a sugestão é o Espumante Viña Salort Extra Brut 2022, um Extra Brut feito com as uvas Chardonnay, Viognier, Sauvignon Blanc. Produzido pelo Método Charmat, trata-se de um espumante que garante cremosidade, acidez refrescante e aromas pronunciados.

3 – PIPOCA E VINHO

Uma ótima opção para aqueles que amam filmes é juntar os amigos para ver um esperado lançamento ou rever um filme especial. Prepare as cobertas, pipoca amanteigada e curta um vinho como o espanhol Care Chardonnay 2022. A pipoca com manteiga no preparo pede vinhos com estrutura e presença para resistir ao peso do sabor do petisco. É um rótulo que casa perfeitamente com a combinação, por ficar em contato com suas borras durante dois meses e posterior passagem de dois meses em barricas de carvalho francês para ganhar a cremosidade necessária.

4 – ALMOÇO AO SABOR DO MAR 

Para um dia leve e descontraído, que tal passar na peixaria e escolher camarões frescos para preparar com seus amigos um delicioso macarrão com molho especial de camarões? Para harmonizar este prato leve, o ideal é que o vinho também tenha leveza na sua estrutura. O chileno Vik A Rosé 2022, um blend das uvas Cabernet Sauvignon e Syrah é a pedida ideal para esse momento, pois é jovem, refrescante e frutado e tem potencial para tornar o encontro ainda mais inesquecível.

5 – CHURRASCO NA PARRILLA 

O famoso churrasco não podia ficar de fora desta lista até porque é quase um sinônimo de encontro descontraído entre amigos. Boa música, clima de festa e todos colocando o papo em dia. Essa é a sua chance de mostrar aos seus amigos que um vinho combina e muito com churrasco. Para isso, a dica é apostar no argentino Clos de Los Siete By Michel Rolland 2019, e honrar esse prato tipicamente argentino e todos os presentes. É um vinho premiado, potente e encorpado, produzido com excelência desde a colheita manual até seu amadurecimento em barricas de carvalho francês.

Escolha a ideia que mais combina com vocês e brinde a amizade! Afinal, aqueles que estão sempre ao nosso lado e tornam a nossa caminhada mais leve e amorosa merecem sempre ser celebrados.

(Fonte Hercog Comunicação e Estratégia)

Posts semelhantes

Posts recentes