sábado, maio 4, 2024

HomeInovaçãoAda Lovelace: a primeira programadora da história

Ada Lovelace: a primeira programadora da história

A tecnologia e a programação são áreas de trabalho reconhecidamente masculinas. Isso pôde ser confirmado em uma pesquisa realizada em 2017 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Esta apontava que a participação feminina na Tecnologia da Informação não passava de 18%. Porém é preciso recuperar a história da tecnologia e reconhecer o valor de mulheres como Ada Lovelace, considerada a primeira programadora da história.

A primeira curiosidade sobre Ada Byron King, seu nome de nascimento, é o fato de ela ser filha do poeta britânico Lord Byron, mesmo que nunca o tenha conhecido. Os pais se separaram no mês seguinte ao seu nascimento e o pai foi morar na Grécia. Morreu quando ela era ainda uma criança, com 8 anos. A mãe, Lady Anabella Byron, temia que a filha fosse se tornar poeta e escritora igual o pai. No entanto, Ada foi matemática, escritora e condessa e também a responsável pelo primeiro algoritmo que foi usado por uma calculadora, chamada de Máquina Analítica, que foi o mais próximo que se chegou do que viria a ser um computador no começo do século XIX.

Seu envolvimento com tecnologia e programação começou cedo. Em 1832, aos 17 anos, conheceu a senhora Mary Somerville, tradutora das obras do matemático e físico francês, Pierre-Simon Laplace, o Marquês de Laplace. Com 19 anos, conheceu Charles Babbage. Ele trabalhava em uma nova espécie de máquina de cálculo, que foi batizada de Máquina Analítica.

Aos 28 anos, já casada com o Conde de Lovelace e mãe de três filhos, ela traduziu um artigo do pesquisador italiano Menabrea, onde ele mostrava o funcionamento da máquina analítica de Babbage. A partir deste estudo, ela sugeriu a Babbage, o idealista da máquina, que essa poderia produzir músicas complexas, gráficos precisos e ser utilizada tanto para desenvolvimento prático como científico. E deu a ele o suporte para isso.

De acordo com Ada Lovelace, a máquina poderia calcular os números de Bernoulli, uma sequência matemática de números racionais profundamente relacionada com a teoria dos números. Este plano é considerado o primeiro programa de computador do mundo. Hoje se entende que, não fossem estas observações de Ada sobre a Máquina Analítica, provavelmente as funções e os valores matemáticos ainda demorassem para ser reconhecidos por estas, e os sistemas operacionais — construídos por meio de algoritmos — não existiriam.

Infelizmente, a Máquina Analítica sofreu dificuldades políticas e financeiras, por isso, ela só foi construída após a morte dos dois –Babbage e Ada. A máquina possuía grandes semelhanças com as atuais – dispositivo de entrada, processamento e saída de dados. Essa criação, fez com que Babbage fosse considerado o pai do computador. Em 1979, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos desenvolveu uma linguagem de programação, e em homenagem à autora do primeiro programa que foi rodado em uma máquina, chamou a linguagem de Ada.

As notas de Lovelace a respeito da máquina analítica de Babbage foram republicadas em 1953, quase cem anos após sua morte e ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software. Seu reconhecimento como pioneira da computação só surgiu após Alan Turing ter feito referência a seu trabalho. Turing, conhecido como “o pai da computação moderna”, foi um matemático e cientista da computação britânico responsável por formalizar o conceito de algoritmo criando a Máquina de Turing, que abriu as portas para a invenção dos computadores que utilizamos hoje em dia.

Ada estava à frente de seu tempo não só por causa de seus estudos e carreira, mas também por seus hábitos. Lovelace costumava beber e jogar – hábitos incomuns para as mulheres da época. Destra forma, podemos dizer que foi uma pioneira do movimento feminista, mesmo sem ter essa pretensão. Apesar de ter vivido poucos anos, Ada é considerada a mãe da programação e responsável por parte relevante do progresso científico e tecnológico conhecido como a computação moderna.

Posts semelhantes

Posts recentes