sexta-feira, maio 3, 2024

HomeJoaçabaApós 61 anos Somevesc terá uma mulher na presidência

Após 61 anos Somevesc terá uma mulher na presidência

“Cristhiane Cattani assume a Sociedade que hoje conta com sete núcleos pelo estado de Santa Catarina”

Após 61 anos de fundação, a Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc) será comandada por uma mulher. Cristhiane Stecanella de Oliveira Cattani assume a entidade até 2025. Ela representa o Núcleo da Grande Florianópolis, onde ocupava o cargo de segunda secretária.

Cristhiane é graduada em Medicina Veterinária pela UDESC (1992), especialista em processos da indústria de alimentos pela UFSC (2000), tem mestrado em Ciências Veterinárias pela UFRGS (2004) e em Mestrado Profissional em Medicina Veterinária- Higiene, Inspeção e Tecnologia de Alimentos de origem animal pela UFF (2011). É doutora em Ciências dos Alimentos pela UFSC (2012) e desde 2002 é Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA, atuando nas áreas de Inspeção e Tecnologia de produtos de origem animal, lotada na Divisão de Inspeção do DIPOA. Atual Delegada Sindical em Santa Catarina – ANFFA Sindical (Sindicato dos Auditores Fiscais do MAPA) e fez parte como Diretora Social da gestão da SOMEVESC de 2019/2022.

A nova presidente terá como metas o fortalecimento das relações interinstitucionais, as relações com os núcleos já formados, da classe médica veterinária fomentando a criação de novos núcleos, promover e apoiar eventos sociais e técnicos junto aos núcleos associados, aumentar a divulgação da marca SOMEVESC junto a sociedade, ouvir e dar encaminhamento às demandas dos médicos veterinários, discutir os rumos da profissão junto às universidades de medicina veterinária e discutir a qualidade do ensino da medicina veterinária no Estado de SC junto às universidades.

“Ainda no ano de 2021, fui contactada pelo Professor Adil e Professor Peter da atual gestão da SOMEVESC, para uma conversa, onde eles destacaram a minha participação e envolvimento nas reuniões da diretoria.  Sempre atenta e disposta a entender sobre o funcionamento de uma entidade sem fins lucrativos, com muitas demandas e com objetivo de atender aos anseios da classe médico veterinária. Durante os últimos 4 anos, participei das reuniões no cargo de Diretora Social da atual gestão, no formato online e presencial, após o fim da pandemia, e sempre atenta, acabei por me envolver nos assuntos da classe.

Sabemos da dificuldade de envolvimento de colegas mais novos, e também das dificuldades de doação de tempo necessária para se fazer algo em prol da sociedade de médicos veterinários. Desta forma, aceitei o desafio, pois considero de suma importância a manutenção da representatividade do médico veterinário por meio de uma entidade com esta envergadura. Nossa proposta é congregar a classe Médico Veterinária, de forma a promover o compartilhamento de experiências técnicas e sociais e buscar uma maior aproximação com a sociedade civil, com o intuito de demonstrar a importância do papel do médico veterinário na sociedade”, destacou ela.

Cristhiane assume o posto contando com o apoio de uma equipe que representa a SOMEVESC em toda Santa Catarina e com amplo conhecimento da classe. Para a vice-presidência, o atual presidente que deixa o cargo, Adil Knackfuss Vaz, 1º Secretário Marcelo Pedroso, 2º Secretário Eliana Renúncio, 1º Tesoureiro Gustavo Adolfo Marconcin Faria, 2º Tesoureiro Felipe Ceolin, Conselho Fiscal – Titulares: Adilson Schmitt, Guenther Klüge, Luiz Carlos Giongo, Conselho Fiscal – Suplentes: Karla Costa, Juliana Nanci Coelho e André Thaler Neto.

BALANÇO ATUAL

Deixando o cargo de presidente o professor Adil Knackfuss Vaz, que esteve à frente da entidade em um período difícil. A Pandemia da Covid-2019 interrompeu diversas atividades junto aos Núcleos da entidade. Porém mesmo com essa dificuldade a atual diretoria deixa o cargo com um saldo positivo com a formação de três novos Núcleos – Gaspar, Florianópolis e Itajaí, além do fortalecimento dos demais Lages, Criciúma, Joaçaba e Chapecó.

Durante esses 3 anos Vaz intensificou a preocupação da entidade com o aumento do número de cursos de medicina veterinária em Santa Catarina e no país, em especial com a possibilidade de cursos a distância. Esteve conversando pessoalmente com coordenadores de cursos no estado e com representantes políticos mostrando dados que provam a importância de se ter uma fiscalização constante pela qualidade do ensino.

Além disso, de forma atenta lutou pelo piso salarial da categoria em diversos concursos pelo estado, conseguindo barrar muitos deles através da assessoria jurídica da entidade e promoveu a comemoração dos 60 anos da SOMEVESC – lembrando dos seus fundadores, presidentes e deixando a entidade um material que resgata a sua história através do livro que conta as 6 décadas de Sociedade e sua importância para a medicina veterinária do estado. Livro este que em poucos dias será impresso pela editora da UDESC.

“Acredito que a diretoria que sai honrou o compromisso com essa entidade trabalhando em prol dos profissionais que representamos, ampliando sua atuação e lembrando sua importância”, destacou Adil, que agora assume a vice-presidência.

(Fonte Assessoria de imprensa)

Posts semelhantes

Posts recentes