quinta-feira, maio 2, 2024

HomeJoaçabaArtigo: A Previdência Social vai acabar? Será mesmo?

Artigo: A Previdência Social vai acabar? Será mesmo?

Foto Arquivo Pessoal

por Tânia de Oliveira, advogada especializada em previdência.

Esse medo é muito comum. Sobretudo, entre as pessoas que estão iniciando sua vida de trabalho, a Geração Z. Afinal, a cada reforma previdenciária aumenta-se a idade e tempo de contribuição necessários à obtenção da aposentadoria. Mas, antes de tomar qualquer decisão pouco assertiva baseada no medo, é importante pensarmos um pouquinho sobre a Previdência Social, sua História e seu futuro.

Todos nós temos um certo instinto de autopreservação. Por isso, é natural nos preocuparmos com os infortúnios da vida. Assim, sempre nos adaptamos para reduzir os efeitos das adversidades como velhice, doença, fome. Estamos sempre em busca de alguma forma de proteção social.

A proteção social surgiu na família. Antigamente, as famílias eram muito maiores. Assim, havia uma divisão de tarefas e cuidados. Na família, os idosos colaboravam transmitindo sabedoria e os mais jovens eram responsáveis pelo sustento.

Entretanto, nem todas as pessoas possuíam essa proteção familiar. Então, era necessário buscar outras formas de proteção social. Nesse sentido, era preciso contar com a ajuda de voluntários.

Na antiguidade, era habitual grupos de pessoas se reunirem e contribuírem para um fundo comum, um mútuo. Assim, quando não pudessem prover o próprio sustento, esse mútuo seria uma fonte de renda. Na verdade, esses mútuos são os precursores da Previdência Complementar ou Privada.

Somente a partir da Revolução Industrial é que o Estado passou a assumir essa responsabilidade. Embora muitas coisas tenham mudado nesse período, a Previdência Social ou pública se adaptou e continuou existindo. Afinal, a humanidade está mais longeva. Por mais que a Previdência Social esteja desacreditada por algumas pessoas, o fato é que ela ainda é responsável pelo sustento de famílias inteiras.

Uma coisa é certa: chegará o tempo em que será necessário parar de trabalhar. E quando chegar essa época será preciso ter à disposição alguma forma de sustento. Seja investimento financeiro (alguns milhões) ou Previdência Social ou ambos.

Mais informações www.taniaprevidenciaria.com.br ou pelo atendimento@taniaprevidenciaria.com.br

Posts semelhantes

Posts recentes