quinta-feira, maio 2, 2024

HomeNotíciasArtigo: Microempreendedor, cuidado com o golpe!

Artigo: Microempreendedor, cuidado com o golpe!

por Tânia de Oliveira é advogada e administradora, especialista em Direito Previdenciário. Contato: atendimento@taniaprevidenciaria.com.br

Hoje preciso fazer um alerta para quem é microempreendedor individual, MEI. Há uma modalidade de golpe que tem gerado dúvida, insegurança e prejuízo para muitos empreendedores. Se esse for o seu caso, fique atento! Se você conhece um microempreendedor individual, compartilhe essa informação com ele. Certamente, isso poderá evitar prejuízos.

Quando uma empresa é registrada, o empresário precisa preencher alguns cadastros e assinar documentos. E, nesse processo burocrático, algumas informações ficam nebulosas. É normal! Afinal, a burocracia parece complicar o que deveria ser simples.

Contando com essa desatenção, o golpista envia um e-mail, simulando uma notificação extrajudicial de cobrança de uma suposta dívida, que teve origem no momento do registro da empresa. O golpista alega que o empreendedor optou por fazer parte de uma suposta associação de empresários e que não quitou o boleto referente a isso.

Receber um e-mail surpresa de cobrança deixa qualquer pessoa aflita. Então, se isso acontecer com você, tente se acalmar e entender a situação de forma objetiva. Para isso, vou dar algumas dicas de como você pode resolver esse problema.

Em primeiro lugar realize uma busca simples no Google. Procure pelo nome da associação e o endereço dela. É bem provável que não exista nem um, nem outro. Mas, se mesmo assim você continuar na dúvida, procure organizações que possam informar se essa cobrança é correta. Por exemplo: SEBRAE, CDL, ACIOC, etc. Além disso, você pode conversar com um contador ou advogado de sua confiança.

Esse golpe chama a atenção porque a cobrança parece verdadeira. Então, caso você tenha realizado o pagamento, é recomendável procurar a Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência.

Os golpes estão cada vez mais refinados. Por isso, é necessário que fiquemos atentos! Sempre que for necessário, procure ajuda de pessoas ou organizações que tenham conhecimento nessa área.

Existem algumas pessoas mal intencionadas no mundo. Mas, existe (em maior número) pessoas honestas dispostas a ajudar.

Posts semelhantes

Posts recentes