O Projeto do Contestado é uma iniciativa dos professores e alunos do ensino médio da Escola Ruth Lebarbechon do município de Água Doce.
A Biblioteca da Unoesc Joaçaba está recebendo neste mês entre os dias 15 e 26 uma exposição sobre a Guerra do Contestado realizada pela Escola Ruth Lebarbechon do município de Água Doce.
Conforme ofício da escola encaminhado à biblioteca, o Projeto do Contestado é uma iniciativa dos professores da Área de Ciências Humanas em parceria com os professores de outras áreas que auxiliaram na construção do projeto, além do envolvimento direto dos alunos do Ensino Médio tanto na construção, ensaio como na apresentação das temáticas.
Conforme explica a diretora da escola, Elisete Aguiar Vieira Balestrin, o projeto busca realizar um resgate histórico de um dos conflitos mais sangrentos do Brasil ocorrido no estado de Santa Catarina, na região do meio oeste catarinense
“Resgatar o Contestado é resgatar a nossa identidade, nossos costumes e valorizar nosso povo, além disso pesquisar o Contestado é fazer ciência da nossa gente dos nossos antepassados e da história que não pode ser ocultada nem diminuída e precisamos mantê-la viva em nossas práticas escolares e na comunidade para romper com as cercas do monopólio da injustiça e da desigualdade”, destaca a diretora.
Para o coordenador da Biblioteca, professor Tiago Diersmann, essa é uma excelente oportunidade para que a comunidade possa prestigiar e conhecer um pouco mais da história da região e valorizar o trabalho desses estudantes.
A exposição tem como objetivo identificar e apresentar os aspectos culturais, sociais, geográficos, políticos, religiosos e econômicos da Guerra do Contestado que influenciam nos valores e tradições vigentes.
A Biblioteca Unoesc campus I em Joaçaba está aberta de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h às 22h.
(Fonte Ascom Unoesc Joaçaba)