Vargem – A Câmara de Vereadores de Vargem aprovou, o projeto de lei nº 005/2021, do vereador Evandro Sérgio Correia (Podemos), que institui a Semana Farroupilha no município. A data deve ser comemorada anualmente, na terceira semana de setembro, tendo o dia 20 como dia principal de sua programação. A data deverá constar no calendário oficial do município.
Os principais objetivos da Semana Farroupilha Municipal, de acordo com o projeto, são: expor, trocar e difundir conhecimentos e a cultura tradicionalista por meio de exposições, promoções, apresentações artísticas e provas campeiras; preservação, resgate e desenvolvimento da cultura gaúcha; e contribuir para o desenvolvimento dos Centros de Tradições Gaúchas no município e outras entidades ligadas à área do tradicionalismo.
Na justificativa, o vereador diz que o Projeto de Lei visa incluir no calendário oficial do município de Vargem a Semana Farroupilha, a qual é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho e outras organizações ligadas a tal data. “Ela envolve praticamente toda a população, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias. Em Vargem o movimento tradicionalista é de extrema importância e demonstrando novos potenciais da cidade”.
O documento também cita que já existe a realização de eventos em comemoração ao dia 20 de setembro, mas que a data ainda não faz parte do calendário oficial do município. “O Movimento Tradicionalista Gaúcho e outras entidades são entidades cívicas, sem fins lucrativos, associativa, dedicada à preservação, resgate e desenvolvimento da gaúcha e por esse motivo, busca através desta lei manter o trabalho de difusão da cultura tradicionalista. Assim, é cabível e de total importância aprovação do projeto”, afirma a justificativa do projeto de lei que cria a Sema Farroupilha em Vargem.
(Fonte Câmara de Vereadores de Vargem)