Começa nesta segunda-feira (5) e vão até o dia 30 de outubro, as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, que tem como objetivos reduzir o risco de introdução do vírus da poliomielite no Brasil, oportunizar acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal de quem está em atraso, aumentar as coberturas vacinais e diminuir a incidência de doenças imunopreveníveis.
Em Joaçaba, as unidades com sala de vacinas estarão abertas no horário de atendimento do ESF: Centro 1, Frei Bruno, Santa Tereza, Vila Pedrini, São Brás, Nossa Senhora de Lurdes e Vila Remor. No dia 17 de outubro acontecerá o Dia D de vacinação, onde o horário de atendimento será das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Em virtude da pandemia, a Secretaria de Saúde orienta que as crianças sejam acompanhadas de apenas um responsável e que todos usem máscara e higienizem as mãos com frequência.
A campanha da Poliomielite é uma vacinação para todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade, mesmo que já tenha se vacinado, sendo que em Joaçaba a meta é vacinar pelo menos 95 % das 1.640 crianças cadastradas. Já a da Multivacinação é a oportunidade para atualizar carteira de vacinação e está voltada para as crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
SAIBA MAIS
A prioridade será a prevenção da poliomielite e do sarampo.
A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças com menos de 4 anos, também pode ocorrer em adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, mas cerca de 1% dos infectados pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes. A doença não tem tratamento específico e deve ser evitada através da vacinação.
O sarampo também é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.
SALA DE VACINAS EM JOAÇABA
ESF CENTRO I
Av. XV de Novembro, 223 Centro.
Fone: 3251-1555
ESF FREI BRUNO
Av. Caetano Natal Branco s/n Bairro Caetano Branco
Fone: 3522-5199
ESF SÃO BRÁS
Rua: Estrada Orestes Grando- s/n – Bairro São Brás
Fone: 3521-3616
ESF SANTA TEREZA
Rua: Pedro Kuns s/n Bairro Santa Tereza
Fone: 3521-2557
ESF NOSSA SENHORA DE LOURDES
Av. Santa Luzia s/n Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Fone: 3521-1197
ESF VILA PEDRINI
Rua: Antonio Nunes Varela s/n Bairro Vila Pedrini
Fone: 3521-3756
ESF VILA REMOR
Rua: Rosa Heberle nº 37 Bairro Vila Remor
Fone: 3522-4998
(Fonte Prefeitura de Joaçaba e Agência Brasil)