Os representantes do Cincatarina apresentaram, nesta quarta-feira (1º), ao prefeito Dioclésio Ragnini e equipe o Plano de Mobilidade Urbana do Município, que foi iniciado no ano de 2019. A mobilidade urbana é um vasto tema, que vai além do debate referente ao transporte urbano e engloba questões de planejamento urbano, como o uso e ocupação do solo. É um atributo das cidades e se refere à facilidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço público urbano. Estes deslocamentos são feitos por meio da infraestrutura da cidade por meio de transportes motorizados ou não, que possibilitam a população o direito de ir e vir livremente no dia a dia, priorizando os modais ativos e coletivos, uma vez que o transporte individual motorizado ocupa muito mais espaço urbano para transportar um pequeno número de pessoas.
O Plano é o instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo parte integrante do processo de planejamento municipal. Se configura como um plano setorial, compatibilizado com o Plano Diretor, que estabelece objetivos e diretrizes para a construção de cidades mais conectadas, inclusivas e sustentáveis. Tem foco na igualdade de condições de acessibilidade e na qualidade de vida das pessoas. Nele abrange questões ligadas aos deslocamentos, à acessibilidade universal, ao incentivo a utilização do transporte não motorizado, prioridade no uso de transporte coletivo motorizado ao individual motorizado, a preservação do meio ambiente natural com o controle da emissão de poluentes. E estará em conformidade com as leis que regem a Política Nacional de Mobilidade Urbana e as leis municipais.
Na oportunidade também foi apresentada a Minuta do Projeto de lei, que será encaminhada para o Poder Legislativo, que vai instituir o Plano de Mobilidade em Joaçaba.
(Fonte Prefeitura de Joaçaba)