terça-feira, maio 21, 2024

HomePolíticaColuna Pelo Estado - As obras do Plano 1000 voltarão a andar

Coluna Pelo Estado – As obras do Plano 1000 voltarão a andar

Ainda sobre o julgamento do Pix, que foi protelado para o próximo dia 5, em conversa com a Coluna, o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, foi enfático ao declarar que o governo já iniciou os pagamentos que estavam pendentes do Plano 1000, assim como prometido pelo Governador Jorginho Mello ao lançar o programa Santa Catarina Levada + a Sério. Os encontros com os prefeitos estão acontecendo, as prioridades estão sendo estudadas, mapeadas e as obras estão sendo retomadas. Claro que não via Pix. O modelo adotado é um pouco mais burocrático, mas a ideia é que se tenha mais segurança. Ora, se o próprio Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, em aglum momento,  achou que havia um descontrole nos pagamentos realizados pela gestão anterior, Jorginho vem com parcimônia, para não correr o risco de promoter aquilo que não poderá pagar e para garantir a legalidade de seus projetos que, aliás, são muitos.

A íntegra da conversa com o secretário será o tema da próxima entrevista da Coluna. Aguardem.

Foto Secom/Divulgação

Bom Jardim da Serra

Vamos dar início ao nosso especial sobre as belezas do Inverno Catarinense por Bom Jardim da Serra, município onde fica a mais famosa estrada do Brasil e uma das estradas mais impressionantes do mundo, a Serra do Rio do Rastro. O trecho da rodovia SC-390 é caracterizado por subidas íngremes, curvas fechadas e mirantes espetaculares, um deles a mais de 1460 metros de altitude entre penhascos e montanhas, que proporciona uma vista espetacular da estrada e que atrai turistas de todo o país.

Além da estrada, Bom Jardim da Serra também é conhecida pelos famosos cânions e tem maior incidência de visitantes durante Inverno, quando o frio toma conta da região e de suas belas paisagens. Todos buscam sentir o verdadeiro frio da Serra Catarinense no Morro da Igreja, atração localizada a mais de 828 metros acima do nível do mar.

A cidade, que conta com inúmeras opções de hospedagem entre pousadas, hotéis fazenda e resort, está localizado a cerca de 235km.

Golpe

O PROCON SC alerta para uma série de falsos e-mails que estão sendo enviados em nome do órgão. Inúmeros relatos de empresários e consumidores denunciam o recebimento de uma notificação que chega por meio do correio eletrônico, junto com um link para verificação.

O PROCON SC não envia autos de notificação por e-mail, trata-se de um golpe. O Diretor de Relações e Defesa do Consumidor, Alisson Micoski, orienta a quem receber a mensagem que não clique no link enviado e entre em contato imediatamente com o PROCON SC pelo email proconsumidor@procon.gov.br ou pelo telefone (48)3665-9047.

Os Procons municipais que receberem alguma denuncia também devem entrar em contato com o PROCON SC.

Conta que não fecha

Na discussão da divisão de recursos entre privadas comunitárias e particulares das bolsas de estudo do ensino superior, uma conta não está fechando e o aumento de 10% para 20% não existirá, segundo a Associação das Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (AMPESC). No PL 162, que cria a FUMDES, os incisos 1º e 2º do Artigo 12 determinam que 50% dos recursos irão para as bolsas de graduação, enquanto os outros 50%, “para pagamento de quaisquer outros benefícios de assistência financeira a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação”. Em outras palavras, quer dizer que, além do Universidade Gratuita, também as instituições da Acafe terão acesso às bolsas de estudo da pós-graduação.

Formação de talentos

Durante reunião na tarde de ontem, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI, Marcelo Fett, e a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, discutiram a construção conjunta de um projeto que tem como objetivo formar talentos para tecnologia em Santa Catarina nas escolas estaduais. Esta é uma das ações a serem implementadas dentro do programa Santa Catarina Inovadora, lançado pelo governador Jorginho Mello, em março deste ano.

Posts semelhantes

Posts recentes