Os nove membros que vão compor a comissão do impeachment que já tramita na Alesc foram oficialmente divulgados nesta quinta-feira, 20. Esse grupo é que vai decidir se houve ou não crime de responsabilidade do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), da vice Daniela Reinehr (sem partido) e do secretário Jorge Eduardo Tasca, para só então ser iniciado o julgamento.
Foram indicados pelo MDB os deputados Luiz Fernando Vampiro e Moacir Sopelsa; Jessé Lopes (PSL) e Maurício Eskudlark (PL) pelo Bloco Social Liberal (PSL e PL); João Amin (PP) e Sergio Motta (Republicanos) pelo Bloco PP-PSB-Republicanos-PV; Marcos Vieira (PSDB) e Ismael dos Santos (PSD) pelo Bloco Social Democrático (PSD-PSDB-PDT e PSC); e Fabiano da Luz pelo PT.
A formação da comissão não privilegia o governador. A própria líder do governador, que chegou a pedir publicamente para integrar a comissão, a deputada Paulinha (PDT), acabou preterida no bloco PSD-PSDB-PDT e PSC. Por outro lado, Jessé Lopes (PSL), que apesar de ter sido eleito pelo mesmo PSL de Moisés, é inimigo declarado do governador e, inclusive, tem contra si uma ação criminal por calúnia e difamação pedida pelo próprio Moisés.
A principal atribuição da comissão especial será analisar as defesas de Moisés, Daniela e Tasca à representação por crime de responsabilidade que tramita na Assembleia Legislativa. Os três denunciados têm até 2 de setembro para encaminhar suas respostas à comissão.
Frio e neve
Os primeiros (e tão aguardados) flocos de neve começam a cair no Sul do Brasil, na tarde de quinta-feira dia, 20, em municípios do Rio Grande do Sul: São Francisco de Paula, Gramado e Pinheiro Machado. Em Santa Catarina, as temperaturas ficaram entre 0ºC e 5ºC em municípios da serra catarinense, como Urubici, Urupema e São Joaquim, cujos moradores e turistas também aguardam para que se confirme a previsão de neve, divulgada pela Epagri/Ciram desde o início da semana.
Apoio da Fiesc
O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, conheceu, nesta quinta-feira, 20, as competências e estrutura da FIESC que podem ser utilizadas para o enfrentamento da covid-19. Recebido pelo presidente Mario Cezar de Aguiar e pelos diretores Fabrizio Machado Pereira, José Eduardo Fiates e Carlos Kurtz, Motta conheceu detalhes do coronadados, sistema de monitoramento massivo de sintomáticos, e o Observatório Fiesc, que congrega dados econômicos e sociais, inclusive de saúde. O presidente da Associação Catarinense de Medicina, Ademar José de Oliveira Paes Jr. Também participou do encontro.
Sem a vice
O novo pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés pedido pela CPI dos Respiradores, e que ainda precisa ser apreciado pela assessoria jurídica da Alesc, não inclui a vice-governadora como no caso do reajuste da PGE. A vice, inclusive compareceu à sessão final da comissão. Há quem tenha visto o gesto como uma afronta ao governo.
Webnar
A SCGÁS realiza nesta sexta-feira (21), a partir das 16 h, via webex, encontro com duas importantes instituições de larga experiência no Brasil e América Latina: a Fundación Avina, organização que busca gerar mudanças em grande escala e atua em 20 países, e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, organização criada em 1984.