O relatório consolidado das associadas da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) mostrou que Santa Catarina é o quarto estado do Brasil que mais consome GNV (Gás Natural Veicular), atrás apenas do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Em novembro, o Estado consumiu 373.323 m³ por dia de GNV, um crescimento de 13% comparado ao mesmo período em 2020.
O relatório mostrou também que a SCGÁS é a terceira distribuidora do país com mais postos de combustíveis abastecidos, com 137 postos de GNV. Em 2021, mais de 3.000 motoristas converteram o carro e segundo o Denatran, 112.500 veículos rodam com o combustível no Estado.
“O GNV é o combustível mais econômico em Santa Catarina e é vantajoso, principalmente, para os motoristas que rodam grandes distâncias, como motoristas de aplicativos e representantes comerciais. Nós vamos continuar ampliando os postos de abastecimento para levar GNV para novas regiões catarinenses. No próximo ano, de acordo com o orçamento da Companhia, iremos ligar 8 novos postos e, até 2025, a projeção é ligar 25 novos postos”, explica Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da gerência comercial industrial e veicular da SCGÁS.
Diferentemente dos combustíveis líquidos, a tarifa do GNV é regulada pela Aresc (Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina) e varia apenas duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Atualmente, considerando os preços médios praticados dos combustíveis em novembro, com base no levantamento da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a competitividade do GNV é de 45% em relação à gasolina e de 59% quando comparado ao etanol.
“Além de ser um combustível mais econômico, o GNV também é mais sustentável”, completa Lopes. Neste final de semana, a coluna Pelo Estado publica entrevista exclusiva com o presidente da SCGÁS, o engenheiro Willian Anderson Lehmkuhl, que fala sobre as vantagens do GNV e da atuação da companhia em SC.
Lunelli, o cortejado
Pré-candidato do MDB ao governo do estado, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli vem sendo cortejado não só dentro do seu partido. São frequentes as visitas que o empresário, da fala e jeito próprios, vem recebendo de concorrentes de várias siglas. Todos o querem como vice e sonham com uma chapa vencedora nas eleições de 2022. Os bons resultados à frente da administração de uma das cidades mais prósperas do estado, a reeleição obtida com alto índice de aprovação e a franqueza no trato, fazem de Lunelli a “noiva” mais desejada de Santa Catarina. Por enquanto, ele apenas sorri para quem o procura e se mantém firme na ideia de ser o candidato do Manda Brasa.
Sem recesso
Decreto do governador Carlos Moisés determina manutenção das atividades normais do Executivo catarinense neste fim de ano. Foram definidos os pontos facultativos da véspera de Natal, 24 de dezembro, e de Ano Novo, 31 de dezembro. A medida alcança os órgãos e as entidades da administração direta, autarquias e fundações do Executivo. Nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, o expediente será regular, bem como nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 de janeiro. O atendimento dos serviços públicos considerados essenciais será garantido por meio de plantão.
Cirurgias eletivas
O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, destacou que o maior desafio da Secretaria da Saúde é resolver o problema das angustiantes filas de espera por cirurgias eletivas e consultas especializadas, onde esperam milhares de catarinenses. O número de pacientes que aguardam passou de 100 mil depois da pandemia. O parlamentar ressalta que há dinheiro no caixa do governo e que, além dos recursos consignados no orçamento 2021, foi aprovada emenda de sua autoria, de R$ 65 milhões, para cirurgias eletivas.
Previdência
O desembargador João Henrique Blasi, vice-presidente do TJSC, suspendeu a liminar concedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital que determinou a suspensão da cobrança de contribuição previdenciária de inativos e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. A decisão atende pleitos da PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e do Iprev (Instituto de Previdência do Estado de SC), que demonstraram o impacto negativo aos cofres públicos se as decisões fossem mantidas, chegando a mais de R$ 500 milhões ao ano de 2022.
Beach Tênnis
SC irá receber um dos principais torneios de Beach Tennis do mundo, entre 17 e 20 de fevereiro, na praça central do Balneário Rincão. O Mundial de Beach Tennis do Balneário Rincão terá premiação de 35 mil dólares e chancela da ITF (Federação Internacional de Tênis). Serão montadas 11 quadras de jogos, e a quadra central com uma estrutura completa para receber atletas vindos de mais de 10 países e 15 estados brasileiros.