O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai passar pelas principais vias de Florianópolis na manhã deste sábado, 7, numa motociata em que os organizadores prometem entrar para a história da Capital catarinense. O trajeto prevê a concentração desde as primeiras horas da manhã no bolsão de estacionamento da Via Expressa Sul, a avenida que liga o Sul da Ilha à região central da cidade. A partir daí, aproximadamente 25 mil motos, conforme a estimativa da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) seguem via Túnel Antonieta de Barros rumo à avenida Beira-Mar Norte, passando pelo elevado Dias Velho. A expectativa é de um grande público na Beira-Mar, principal via da cidade e que tradicionalmente recebe um grande público aos sábado por ser a principal área de lazer da cidade.
O passeio de moto segue pela Beira-Mar rumo à SC-401, em direção às praias do Norte da Ilha. Por orientação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, nem todos os detalhes da motociata são divulgados; mas é certo de que após cruzar a SC-401, o comboio voltará pela mesma rodovia em direção à área central de Florianópolis, passando novamente pela Beira-Mar Norte em direção à ponte Colombo Salles. Na região continental está programado o encerramento do passeio, com o presidente atendendo a apoiadores no bolsão de estacionamento da avenida Beira-Mar continental.
O esquema de segurança prevê uma grande concentração de pessoas neste ponto, uma vez que é tradição o presidente quebrar o protocolo para atender seus apoiadores. Para evitar maiores transtornos, a PMRv recomenda que as pessoas evitem transitar por estas vias e quem tem viagem marcada pelo aeroporto Hercílio Luz, que se programe com antecedência. A previsão é de que ao meio-dia o evento esteja encerrado. Apenas uma certeza se tem: a motociata ficará na história de SC.
ENTUSIASMADO
ATENÇÃO COM A ESTIAGEM
VACINAÇÃO
Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 143.562 pessoas no estado não retornaram para completar a imunização contra a Covid-19. Um número que vem sofrendo aumento semanalmente. “É preciso que se entenda que
só estamos protegidos contra a Covid-19 quando tomamos as duas doses. Se essas pessoas estivessem retornado para a nova aplicação, já teríamos mais de 30% da população adulta de Santa Catarina totalmente vacinada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.
CULTURA
Começa à 0h01 deste sábado, 7, as inscrições para o Prêmio Elisabete Anderle de 2021. Anunciado no último dia 29 de julho pelo governador Carlos Moisés, o principal meio de fomento às artes e culturas de Santa Catarina vai distribuir R$ 5,6 milhões a projetos de todas as regiões do Estado. As inscrições ocorrerão de forma gratuita e virtual até as 23h50 do dia 20 de setembro. Os prêmios serão divididos entre as seis mesorregiões de Santa Catarina, assim, projetos de todas as regiões terão as mesmas oportunidades de serem contemplados.