terça-feira, abril 23, 2024

HomeJoaçabaCombate à Dengue é tema de debate na tribuna

Combate à Dengue é tema de debate na tribuna

Reforço no efetivo, intensificação das fiscalizações e campanhas de comunicação criativas são algumas das estratégias pelas quais a secretaria de Saúde de Joaçaba e a equipe da Vigilância Epidemiológica buscam orientar a população sobre os cuidados contra a Dengue.

Joaçaba não foge à regra de todo o país, onde os focos do mosquito Aedys aegypti se multiplicam e, por consequência, crescem os casos confirmados de Dengue. Em Santa Catarina, o governo do Estado decretou fez, inclusive, na última quinta-feira (22), um Decreto Emergencial Epidemiológico em razão da infestação do mosquito.

Foto Divulgação

Representantes da Vigilância Epidemiológica de Joaçaba estiveram na tribuna da Câmara em sessão da última quarta-feira (21), atendendo a um convite feito pelo vereador Almir Pastori. A enfermeira Barbara Piculi relatou o avanço dos focos em Joaçaba e o número de casos confirmados.
Segundo ela, em 2023, Joaçaba teve um total de sete casos confirmados.

Em 2024, já existem três casos confirmados. No entanto, nenhum deles é moradores de Joaçaba, apenas foram atendidos pelos hospitais da cidade.
A orientação é que que pessoas que suspeitarem de contaminação pela Dengue procurem a secretaria Municipal de Saúde. No momento, por orientação do governo do Estado, apenas os municípios com alta taxa de transmissibilidade da doença estão recebendo vacinas contra a Dengue. Joaçaba não faz parte desta relação.

Foto Divulgação

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Tailise Kopp, ressaltou a importância dos cuidados domésticos de todos, eliminando locais que acumulem água parada, onde os mosquitos depositam suas larvas. A superintendente de Saúde, Karla Simas, também acompanhou as representantes da vigilância à Casa Legislativa.

(Fonte Câmara de Vereadores de Joaçaba)

Posts semelhantes

Posts recentes