sexta-feira, maio 3, 2024

HomeArtigoCompre de um pequeno negócio

Compre de um pequeno negócio

por Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae/SC, _cfonseca@sc.sebrae.com.br

Neste dia 5 de outubro celebramos o Dia da Micro e Pequena Empresa. Essa data merece ser lembrada e comemorada, já que os pequenos negócios são considerados o motor que move a economia brasileira.

Só em Santa Catarina, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 99% dos negócios formais. Juntas, geram 51% dos empregos com carteira assinada, o que representa mais de 1 milhão e 200 mil pessoas empregadas. Além disso, 42% do PIB catarinense é gerado pelas pequenas empresas.

Os números falam por si. É por acreditar nos pequenos negócios como agentes de desenvolvimento econômico e social que as equipes do Sebrae/SC não medem esforços para apoiar o crescimento e o desenvolvimento desses negócios.

Atuamos para apoiar o empresário desde o momento de abertura do seu negócio até a escalabilidade dessa empresa, por meio do aumento da produtividade e da competitividade.

O Sebrae/SC está presente em todas as regiões do Estado e atua com as empresas de todos os setores e segmentos. Atuamos no agronegócio, na indústria, no serviço e no comércio. Trabalhamos para fortalecer a cadeia produtiva do turismo e temos projetos importantes no setor de tecnologia e startups. Além disso, fomentamos o empreendedorismo feminino, o desenvolvimento territorial, a internacionalização das MPEs e a inclusão produtiva.

O Sebrae/SC é parceiro do empresário catarinense e quer estar ao lado de cada um deles para ajudar as empresas a crescerem, independente do setor e segmento.

Além disso, desempenha um papel importante no desenvolvimento e apoio a criação de políticas públicas que garantam um ambiente de negócios cada vez mais favorável ao empreendedorismo. Por meio do Programa Cidade Empreendedora trabalhamos junto com os municípios catarinenses para que a pauta empreendedora seja prioritária nas diversas esferas da gestão pública.

Neste dia da micro e pequena empresa, além de celebrar ao lado do empreendedor catarinense, faço um convite a todos: comprem de um pequeno negócio. Escolham a padaria do bairro, a loja dos amigos, presenteiem com o artesanato regional. Ao priorizar as pequenas empresas estamos contribuindo diretamente com o desenvolvimento de Santa Catarina, com a geração de empregos e de renda.

Posts semelhantes

Posts recentes