Como também as lagoas de decantação do Simae no Bairro Nossa Senhora Aparecida.
Herval d’ Oeste – Na sessão desta quarta-feira (4), o Poder Legislativo hervalense recebeu um ofício conjunto, assinado pelos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e a Associação Comercia e Industrial de Herval d’ Oeste (ACIHO). As duas entidades pedem o apoio do Legislativo para que o projeto de construção da sede definitiva da Comarca de Herval d’ Oeste seja executado, pois conforme descrito no ofício foi ventilado a possibilidade de o Fórum permanecer no prédio localizado na Rua Atílio Pagnoncelli, 121, centro, efetuar talvez a compra, sendo que o município doou um terreno próximo a garagem para a construção da nova sede. O Legislativo hervalense, por unanimidade acatou a solicitação das entidades e vai encaminhar também um ofício ao desembargador do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina apoiando a solicitação.
Simae
Em resposta ao pedido de informações feito pelos vereadores ao Simae em relação ao mau cheiro exalado pelas lagoas de decantação, localizadas no bairro Nossa Senhora Aparecida e a constante falta de água nas Ruas; Armindo Guilherme Dahmer e 9 de julho no bairro Santo Antônio, a autarquia enviou ofício de resposta. Conforme o Simae a Estação de Tratamento de Esgoto é responsável pelo tratamento do esgoto sanitário de Joaçaba, Herval d’ Oeste e Luzerna recebendo em média 3.500 metros cúbicos de esgoto por dia de uma população aproximada de 45 mil habitantes. Que realizou serviço de captação de lodo no fundo das lagoas em setembro e para isso teve que retirar os aeradores que foram instalados novamente em outubro, neste período o mau cheiro aumentou, mas que agora a situação estaria regular.
Os vereadores disseram que vão voltar a checar a informação in loco, pois se a demanda aumentou o trabalho de manutenção deveria acompanhar. Os legisladores também se propõem a rever a lei que permitiu a construção das lagoas em Herval d’ Oeste, pois naquela época já haviam moradores naquela localidade.
Proposições
Aprovadas por unanimidade três proposições durante a sessão. O Requerimento nº 0122/2020, que solicita o envio de ofício ao Poder Executivo Municipal, para que o mesmo instale 9 containers no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Três na Rua Itororó, dois próximos as PSF, dois nas proximidades da Casa Mortuária e 2 no início da Rua Felix Zanela junto ao mercado Cardozo. Segundo a justificativa do Requerimento a instalação destes containers, facilitaria a coleta de lixo, pois ao invés juntar um grande volume de sacos de lixo para o caminhão recolher, com o container o lixo seria recolhido todo de uma vez, não ficando espalhados pelas ruas onde em dias de chuva os resíduos acabam por entupir os bueiros. Ainda conforme o Requerimento já há muito tempo os moradores vêm reclamando da situação. O sistema de coleta de lixo atinge cada vez mais a aprovação da população, mas toda a cidade tem que ser contemplada.
O Requerimento nº 0123/2020, aprovado por unanimidade, solicita que o Executivo Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, para que dê atenção redobrada aos agricultores em função da estiagem. O município já declarou situação de emergência. Conforme a justificativa da proposição os produtores já estão buscando água de cisternas e açudes, que já está acabando. Com estiagem os reservatórios e as fontes estão secando, sendo necessário perfuração de poços e o transporte de agua para as propriedades rurais, para consumo humano e animal.
Rede de água para o KM 7- Barra Verde. Este é o teor da Indicação 021/2020. A solicitação é para que a rede seja instalada antes que seja implantado o asfalto, pois os agricultores enfrentam inúmeros transtornos ocasionados pela estiagem e consequente falta de água, tanto para consumo próprio, como para o plantio e os animais. Conforme a proposição existe duas redes de água implantadas nas imediações, da Associação de Moradores e do Simae, facilitando a extensão da rede a baixo custo. Consta ainda na justificativa que é obrigação do poder Público prestar serviços essenciais como água, saneamento básico e coleta de lixo.
(Fonte Assessoria de imprensa)