Pilotos e navegadores de Santa Catarina e estados vizinhos já podem começar a aquecer os motores. Está de volta a Copa SC Racing – rali de regularidade –, organizada pela SC Racing (anteriormente conhecida como Rally SC). O evento é realizado em Santa Catarina e terá oito etapas em 2018, visitando quatro municípios catarinenses. “A última edição do campeonato ocorreu em 2015, pois, com a crise econômica que o País sofreu, tivemos perdas significativas de patrocínio, o que inviabilizou a continuidade do certame”, contou o diretor geral da SC Racing, Edson João da Costa. “Porém, agora, a retomada da economia parece dar sinais e, com isso, alguns empresários nos procuraram para que colocássemos o rali na ativa. Isso é motivo de muita alegria e orgulho, pois percebemos como as pessoas valorizam esse campeonato no Estado”, completou.
As etapas terão trechos cronometrados de aproximadamente 100 quilômetros e testarão a perícia de pilotos e navegadores, principalmente, nos tradicionais balaios e pegadinhas. “Posso garantir que teremos provas bem dinâmicas, com médias de velocidade coerentes. Queremos preparar as duplas para as grandes competições do nosso País e levar o nome dos participantes da Copa SC Racing ao topo do ranking. Além de muita diversão, o evento proporcionará importantes treinamentos e ensinamentos àqueles que buscam se superar a cada disputa”, enalteceu Costa.
Segundo o organizador, haverá uma categoria de “formação” destinada a novos competidores: a Universitários, que terá percursos exclusivos e diferenciados. “O intuito é atrair o interesse das pessoas que nunca competiram ou que não tenham um veículo 4×4, pois neste grupo, permitiremos a utilização de veículos 4×2. Daremos uma atenção especial a esses novos integrantes, pois queremos fortalecer o nosso esporte também por meio deles”, explicou Costa. Outro ponto de destaque da temporada 2018 da Copa SC Racing é a categoria Novatos, que percorrerá o mesmo roteiro das categorias Máster, Graduados e Turismo, porém, com médias de velocidade mais baixas e sem as pegadinhas mais complexas.
E as novidades não param por aí. Depois de uma visita ao Novo Rally MG – rali de regularidade de Minas Gerais –, Costa inspirou-se em algumas criações de lá e, para a Copa SC Racing criou mais uma categoria: Pais e Filhos. “Para esta, teremos duas versões: 4×4 e Universitários. Este é o nosso propósito de atrair mais pessoas para o nosso esporte e formar uma nova geração de pilotos e navegadores”, falou.
A primeira etapa será realizada no dia 17 de março, na cidade de São Bento do Sul. Depois, será a vez de Gravatal receber a Copa SC Racing no dia 21 de abril. O campeonato retoma no segundo semestre, em 22 de setembro, no município de Curitibanos, com a grande final em Florianópolis, em 20 de outubro. “Após dois anos de recesso, a Copa SC Racing só pôde se tornar realidade graças aos esforços dos diretores da Floripa Textil, Gatos & Atos, Lave Bem, SFI Chips, Grupo Gratt, Quatorze08 e Trilha SC. Agradecemos a confiança no nosso trabalho e a oportunidade de levar mais off-road aos amantes do nosso esporte”, encerrou Costa.
______________________________________
Calendário
17 de março – São Bento do Sul
21 de abril – Gravatal – a confirmar
22 de setembro – Curitibanos – a confirmar
20 de outubro – Florianópolis