sábado, abril 27, 2024

HomeSaúdeCuidado com a saúde dos olhos deve começar ainda na infância

Cuidado com a saúde dos olhos deve começar ainda na infância

Em entrevista ao podcast “Sua Saúde”, pelo Spotify, o oftalmologista Ayrton Ramos explica que a necessidade do uso de óculos é apenas um dos problemas que podem ser identificados durante a consulta.

A maternidade deve ser o local do primeiro exame de avaliação da saúde ocular de qualquer indivíduo. Essa avaliação precoce garante o diagnóstico de doenças e o tratamento antecipado, que aumenta as chances de cura. O alerta foi feito pelo oftalmologista Ayrton Ramos, presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia (SCO), entrevistado no podcast Sua Saúde, produzido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC). Logo após o nascimento, há necessidade do teste do olhinho, um exame bastante simples, mas capaz de detectar anomalias através do reflexo da luz nos olhos do bebê.

A rotina de cuidados deve permanecer na infância. Importante fazer uma avaliação, por exemplo, antes do ingresso do estudante na escola, o que permite detectar se a criança tem problemas que possam prejudicar seu aprendizado e possibilita a cura de algumas deficiências visuais ainda na infância. Além disso, é necessária atenção aos bons hábitos. Ayrton alerta que as crianças convivem com uma verdadeira onda digital, com superexposição às telas. Isso pode causar o surgimento de miopia mesmo entre aqueles que não têm predisposição para a doença. Em alguns países asiáticos, 90% da população é míope – e estudos indicam que até 2050 o Brasil terá pelo menos metade da população com algum grau de miopia.

Ayrton Ramos comentou ainda outro ponto que desperta grande preocupação entre os especialistas: a proliferação de locais onde há venda de óculos sem receitas. “Detectar o grau das lentes do óculos do paciente é apenas uma das atividades de uma consulta. Durante os exames, é possível descobrir ou prevenir doenças, como glaucoma, por exemplo”.

O glaucoma está associado a problemas graves, que podem causar a cegueira, e é considerado uma doença silenciosa, já que não apresenta sintomas que possam ser percebidos pelo paciente no dia a dia. “A consulta oftalmológica é essencial para o diagnóstico e o tratamento. Se a doença é identificada tarde, os danos à visão podem ser irreversíveis”.

O podcast “Sua Saúde” foi criado pelo CRM-SC para disseminar informação de qualidade sobre saúde. Os episódios já gravados incluem conversas com especialistas sobre vacinas, saúde do sono, dores nas costas, uso de anabolizantes, entre outros.

(Fonte Assessoria de imprensa do CRM-SC)

Posts semelhantes

Posts recentes