quarta-feira, maio 22, 2024

HomeNotíciasEconomizômetro marca mais de 10 milhões em economia

Economizômetro marca mais de 10 milhões em economia

Uma economia superior a 10 milhões no primeiro semestre de 2020. Essa é a marca do Economizômetro, indicador de economia do Consórcio Interfederativo Santa Catarina. A marca foi atingida no mês de junho e reflete o dinheiro público poupado por meio das Licitações Compartilhadas desenvolvida pelo Cincatarina.

Lançado em 2019, o Economizômetro é um indicador disponível no site do Cincatarina, que apresenta volumes anuais de contratações, valores contratados e economia. O indicador, que fechou 2019 com mais de 82 milhões contratados, inicia o segundo semestre de 2020, e já conta com mais 60 milhões contratados.

A proposta do Economizômetro é contabilizar a economia gerada por meio das licitações compartilhadas, uma solução disponível a todos os municípios catarinenses e demonstrar a eficiência “A prerrogativa de todas as gestões municipais é a eficiência e a economia, e esse indicador trabalha nesse sentido, demonstrando que é possível fazer muito, com pouco” destacou Milena A. Lopes, presidente do Cincatarina.

O indicador está disponível no site do consórcio no www.cincatarina.sc.gov.br. No local é possível constatar, com índices atualizados automaticamente, todo o volume de contratação realizado no programa de licitações compartilhadas, bem como, o índice de economia gerada naquela contratação.

O diretor executivo, Elói Ronnau explica a sistemática. Segundo ele, o Consórcio realiza e já possui registro de preços de mais de 4 mil itens, ou seja, as prefeituras consorciadas que desejam comprar algum dos itens, já contam com a licitação concluída e podem efetuar o pedido. Contratando, o volume é somado no economizômetro, indicando o valor investido e a economia proporcionada no processo.

“Neste ano, devido a um novo entendimento do Tribunal de Contas, além dos municípios consorciados, todos os demais podem usufruir das vantagens obtidas nos processos licitatórios do Cincatarina, nos quais, está especificado a possibilidade de carona. É mais uma forma de expandir a boa atuação do Consórcio e garantir economia do dinheiro público, possibilitando com isso, que os recursos poupados, possam ser investidos em outras áreas importantes ao cidadão catarinense” destacou.

(Fonte Assessoria de Imprensa)

Posts semelhantes

Posts recentes