RD – Quais são as três prioridades de seu governo, caso seja eleito?
Pedro Nogueira Junior (Pedrinho) – Nossa primeira grande prioridade é estabelecer o Orçamento Comunitário, nós queremos dar poder para a população escolher quais são as suas reais necessidades, sendo uma maneira mais justa, transparente e democrática de tratar a verba da prefeitura. Nós também queremos implementar a Creche em horário alternativo, hoje em nossa cidade existem muitos pais que trabalham a noite, como o caso da minha esposa que é funcionária da BRF, e muitas vezes eles não têm com quem deixar seus filhos, a creche noturna serve justamente para ajudar os trabalhadores hervalenses. O interior de Herval d’Oeste é muito importante, e queremos trabalhar ao lado dos nossos agricultores cedendo horas/máquina como incentivo para as propriedades rurais. Vamos colocar o maquinário da prefeitura a disposição do homem do campo, para que ele utilize da forma que achar melhor.
RD – O que o Sr. pretende fazer para que Herval d´Oeste seja destaque na região?
Pedrinho – Ampliando e desenvolvendo o Parque Industrial na BR 282, tornando-se referência regional em desenvolvimento econômico e modelo de desburocratização e incentivo a criação de novas empresas. Queremos que Herval d’Oeste atraia muito mais empregos e recursos, não sendo apenas uma cidade leito.
RD – Como o Sr. pensa em atrair investimentos e gerar renda para o município?
Pedrinho – Em um primeiro momento, oferecendo infraestrutura adequada para as empresas se instalarem no município e permitir que as empresas já existentes cresçam e se desenvolvam em Herval d’Oeste. Vamos aprimorar o parque industrial nas adjacências da BR 282, facilitando o escoamento da produção em caminhões de grande porte e carretas, ligando nosso setor produtivo as grandes cidades consumidoras e portos de exportação. Em um segundo momento, iremos dar incentivos fiscais para as empresas que geram emprego e renda para o município. Quanto mais aumentarmos a arrecadação municipal, maior será a renúncia fiscal dos tributos municipais, como o ISS. Ainda, vamos criar uma incubadora tecnológica para fixar aqui, em Herval d’Oeste, os novos empreendedores, que muitas vezes tem boas e inovadoras ideias, mas não tem incentivos para abrir seus próprios negócios. Ainda, vamos capacitar os jovens das escolas, para incentivar o espírito empreendedor desde cedo, fomentando a inovação em novos negócios, sobretudo aqueles ligados a novas tecnologias, sistemas digitais e automação industrial. Queremos preparar o parque industrial de Herval d’Oeste para a modernidade, para a Indústria 4.0, para a nova fase de tecnologia industrial, conectando nosso município à tendência mundial do setor produtivo.
RD – Qual é a sua proposta para incentivar a Cultura e o Turismo?
Pedrinho – Primeiramente queremos criar o Museu de Herval d’Oeste no espaço onde hoje é a Biblioteca Municipal, revitalizar a Casa da Cultura com a Biblioteca integrada e diversos eventos culturais em parceria com artistas locais, levando a cultura para os bairros. Na parte do Turismo queremos investir no Turismo Rural com a retomada do “Natal, a caminho de Belém” e colocar a gruta de Sede Belém como um verdadeiro ponto turístico da região.
RD – Tem uma proposta para os esportes?
Pedrinho – Em nossa gestão, queremos tratar os esportes tanto como uma prática de integração entre os moradores dos bairros como de educação em conjunto com as crianças. Vamos retomar com eventos como as Olímpiadas Interbairros e o Municipal de Clubes, realizar um Duathlon em Herval, em virtude da grande quantidade de corredores e ciclistas em nossa região e trabalhar em parceria com as escolinhas de esportes, voltadas para as crianças. Queremos que práticas como futebol, handebol e vôlei sejam praticadas, juntamente com esportes de caráter mais cultural como bocha e bolão.
RD – Quais são as ações previstas para melhorar a mobilidade urbana?
Pedrinho – Repensar o trânsito junto com Joaçaba e Luzerna, nossos municípios são integrados e é impossível pensar apenas no nosso lado da ponte, temos por obrigação manter parceria e diálogo a respeito do trânsito entre as três cidades, além disso, precisamos pavimentar tanto nossa cidade como o meio rural, através da revitalização da Usina de Asfalto, queremos seguir os passos do município de Pinhalzinho que conseguiu asfaltar todo o seu interior e cidade, o deputado Fabiano da Luz que foi o responsável por essa conquista está nos dando todo o apoio para implementar o mesmo sistema em Herval, com um asfalto muito mais barato e de qualidade superior. Também precisamos realizar a padronização das nossas calçadas, garantindo acessibilidade para todos.
RD – Que obras de infraestrutura estão previstas no seu plano de governo?
Pedrinho – Nós acreditamos que ninguém melhor que a população para indicar quais devem ser os principais investimentos, pois ela sente na pele todos os dias os problemas de Herval d’Oeste, por isso vamos implementar o Orçamento Comunitário, não vou ser eu como prefeito ou o Léo como vice que iremos decidir quais obras de infraestrutura devem acontecer, mas sim a população hervalense, vamos trabalhar lado a lado para dar voz ao nosso povo.
RD – Na área da saúde, o que prevê para ampliar atendimentos, melhorar a estrutura de saúde e o atendimento de especialistas?
Pedrinho – Queremos levar o melhor atendimento tanto para os bairros como para o interior, por isso vamos aumentar o horário de atendimento do ESF Central, que vai passar a atender até as 20h, levar as farmácias para todos os ESF e informatizar os postos de saúde. Também queremos que a UPA tenha remédios básicos para a população carente de Herval d’Oeste, disponível 24 horas. Vamos aumentar o número de especialistas em nosso quadro médico, garantindo mais consultas e um melhor acompanhamento e aumentar o programa de visitar domiciliares, destinando uma equipe exclusivamente para o interior de Herval d’Oeste.
RD – Com relação à educação, o que prevê para dar mais qualidade para o setor?
Pedrinho – Primeiro vamos valorizar o professor hervalense, hoje infelizmente nossos professores não recebem o Piso Nacional, e esse é o mínimo que podemos fazer para eles. Também queremos implementar a creche noturna, para atender a demanda de pais que trabalham no período da noite e muitas vezes não tem com quem deixar seus filhos.
RD – Na segurança pública, o que pode ser feito no âmbito municipal para garantir mais segurança à população e ao comércio em geral?
Pedrinho – Primeiramente manter fluxo de diálogo permanente com 26° Batalhão Polícia Militar de Santa Catarina, e instalar um posto policial em nossa praça. Instalar câmeras de segurança em parceria com o estado, através do convênio de trânsito, aumentar a iluminação pública e expandir programas como a Rede de Vizinhos.
RD – O que pretende fazer em relação à agricultura, agronegócio?
Pedrinho – Queremos trabalhar ao lado do agricultor hervalense sendo o seu braço direito, como forma de incentivo vamos disponibilizar horas/máquina para que o maquinário da prefeitura esteja a disposição do homem do campo, também queremos asfaltar nosso interior reativando a Usina de Asfalto e fazer uma pesquisa sobre o lençol freático hervalense, procurando soluções para a falta d’agua que é um grande problema do nosso interior.
RD – Quais as ações na área da assistência social e habitação?
Pedrinho – Hoje em Herval d’Oeste, diversas famílias ainda vivem em situação de risco, nós como prefeitura vamos disponibilizar um terreno para que sejam construídas casas populares para essas pessoas no sistema de mutirão. A prefeitura entra com o material e espaço, enquanto as famílias entram com a mão de obra. Além disso, queremos que esse espaço seja visto como parte da cidade, com asfalto, saneamento básico, iluminação pública, acesso à saúde e educação.
RD – A pandemia afetou todos os setores. Quais serão suas ações para minimizar os impactos?
Pedrinho – Queremos estabelecer o programa “Recupera Herval”, queremos ouvir nossos comerciantes e empresários e decidir em parceria quais as melhores formas para recuperar a economia hervalense, para isso vamos criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico para planejar e reestruturar Herval d’Oeste para o futuro.
RD – Por que o Sr. quer ser prefeito? Por que o candidato acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Herval d´Oeste?
Pedrinho – Desde que cheguei em Herval d’Oeste, procurei trabalhar ao lado das pessoas, sempre ouvindo o povo, enxergando as reais necessidades do município e buscando fazer o meu melhor para tentar solucioná-las. Trabalhar pensando na comunidade sempre foi minha missão, seja no Sindicato, CDL ou no trabalho voluntário na União das Associação de Moradores, e hoje busco a oportunidade de trabalhar em prol de Herval d’Oeste dentro da prefeitura. Não quero ser prefeito por poder ou status, mas sim para dar voz a população de Herval, e ver a cidade que eu escolhi para cuidar da minha família prosperar.
PERFIL
CANDIDATO A PREFEITO
Pedro Nogueira Junior, “Pedrinho”, 45 anos.
Partido: Partido dos Trabalhadores (PT)
Cidade natal: Goioerê-PR
Estado civil: Casado, com Bruna de Brito Pastro
Filhos: Iáscara Zultansky e Suzana de Brito Pastro Nogueira
Breve currículo: Secretário Municipal da Prefeitura de Blumenau, assessor parlamentar do deputado federal Cláudio Vignatti e do deputado federal Pedro Uczai, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba e Região, diretor da Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina, coordenador do Abril Verde de Joaçaba e Região 2019, coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde e Segurança, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Herval d’Oeste, membro do Conselho Municipal de Esportes de Herval d’Oeste, diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Herval d’Oeste, presidente da União das Associações de Moradores de Herval d’Oeste, presidente licenciado do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Herval, membro convidado da Comissão Estadual de Negociação do Piso Estadual.
CANDIDATO A VICE-PREFEITO
Leomar Izidorio da Silva, 39 anos.
Partido: Cidadania
Cidade natal: Ipira – SC
Estado civil: Casado, com Silvana Maria Nunes da Silva
Filhos: Eduardo e Letícia
Breve currículo: Fui cobrador de ônibus, motorista de caminhão, garçom, eletricista e soldador. Formado tecnólogo em fabricação mecânica pelo Senai de Luzerna. Hoje sou empresário no ramo de serralheria e prestação de serviços com a Léo Esquadrias.