terça-feira, abril 30, 2024

HomeNotíciasEleições Joaçaba: RD entrevista Dioclésio Ragnini do PSDB

Eleições Joaçaba: RD entrevista Dioclésio Ragnini do PSDB

RD – O que o seu plano de governo contempla para o futuro de Joaçaba?
Dioclésio Ragnini (Bigode) – Em nosso Plano de Governo buscamos traduzir em ações os sentimentos e demandas dos munícipes joaçabenses. Após arrumar a casa nestes últimos quatro anos, tratamos em nosso Plano de Governo, diversos eixos temáticos, sendo o pragmatismo empregado de forma contundente, pois no nosso entendimento é que a sociedade de Joaçaba deseja o diálogo aberto, transparente, honesto e baseado em propostas que realmente possam ser realizadas. Muito realizamos e queremos fazer ainda mais por Joaçaba.

RD – Quais são as três prioridades de seu governo, caso seja reeleito?
Bigode – Elegemos como prioridades de atuação a melhoria na Mobilidade Urbana, por meio de projetos de infraestrutura e integração de modais de transporte e incentivo a meios alternativos. A melhoria na área da Educação, com planejamento e reorganização de vagas, reforma e ampliação dos espaços existentes, criação de novos Centros de Educação e ampliação dos horários de atendimento se somarão com a busca incansável pela qualificação de nossos professores. Está mais do que na hora de iniciarmos uma revolução educacional no município, realizando uma verdadeira “VIRADA DE CHAVE DA EDUCAÇÃO”. A saúde receberá um “CHOQUE DE GESTÃO” administrativa e, recursos necessários para que o cidadão possa ser atendido rapidamente e de forma digna, sendo diagnosticado e tratado no mais curto espaço de tempo. Tempo para nós é vida! As Políticas Sociais, de inclusão, amparo e proteção ao idoso, jovens e pessoas em vulnerabilidade social terão amplo destaque neste Governo, com ações pontuais e eficazes, visando o bem comum e os direitos sociais. O Desenvolvimento Econômico será a força motriz desta Administração, que buscará incentivar, promover, financiar e apoiar empreendimentos indutores de emprego e renda.

RD – O que o Sr. pretende fazer para retomar o protagonismo de Joaçaba na região?
Bigode – Acreditamos que o estímulo ao crescimento da economia em favor da geração de emprego, renda e oportunidades é fator fundamental ao desenvolvimento social e qualidade de vida. Agora, com as contas em dia, a casa arrumada, um novo rumo está sendo traçado e ser protagonista e indutor no processo de desenvolvimento econômico da nossa Joaçaba será uma das marcas desta Administração.

RD – Como o Sr. pensa em atrair investimentos e gerar renda para o município?
Bigode – Vamos ampliar e fortalecer o empreendedorismo por meio da aplicação de instrumentos modernos de incentivo à indústria e do aumento da oferta de microcrédito, oferecendo capacitações e treinamentos aos empreendedores individuais e de MPE’s e apoio na promoção de eventos que estimulem a economia local.

RD – Joaçaba tem um grande potencial turístico esquecido nos últimos anos, qual é sua proposta para atrair turistas ao município? O que o Sr. pretende fazer na área da Cultura? E quanto ao setor de eventos?
Bigode – Em nossa Administração, esses três setores andam juntos, por isso vou responder as três perguntas na mesma resposta. No ano de 2017 o município aprovou a criação do Sistema Municipal de Cultura, e deu início a um importante diálogo com a comunidade que culminou na construção e aprovação do Plano Municipal de Turismo e do Plano Municipal de Cultura. Agora nosso município sabe o caminho que deve seguir e muitas das metas já estão tomando forma. Com tudo isso, Joaçaba já vive um novo momento. Desta forma, torna-se importante que estes setores tenham seu espaço para desenvolver e ampliar suas atividades. Para que isto aconteça, já estão sendo finalizados os projetos que darão início a licitação do novo Centro de Cultura e Turismo, que irá funcionar no prédio da antiga rodoviária. A obra irá revitalizar uma área nobre da cidade e entregará a população um novo espaço com oferta de oficinas e cursos de arte gratuitos, espaço para produção, ensaio, apresentação e shows de artistas locais, exposições de arte, espaço memorial para preservação do patrimônio cultural, centro de informações turísticas e espaços de lazer e convivência.

RD – Qual é o seu projeto para o Carnaval?
Bigode – Acreditamos que o Carnaval é um importante evento gerador de movimento econômico e renda para o município, por isso buscaremos, por meio de ações concretas, ampliar o protagonismo do Carnaval de Joaçaba e estimular a autonomia financeira das Escolas de Samba.

RD – Tem uma proposta sólida para os esportes?
Bigode – Temos sim. Joaçaba começou a despontar novamente no cenário nacional por meio do esporte. O Esporte de alto rendimento passou a ser o termo utilizado nas associações esportivas do nosso município, trazendo assim resultados expressivos. O investimento amplo em diversas modalidades e na base contribuiu em muito para que no âmbito estadual novos nomes surgissem, mas principalmente, na integração de nossas crianças na sociedade. Com esse propósito que trabalharemos juntamente com as associações municipais na ampliação de recursos para fomentar o esporte, ajudando assim a redução do abismo social entre classes pelo esporte, ajudando na formação de cidadãos integrados na sociedade.

RD – Quais são as ações previstas para a infraestrutura e mobilidade urbana?
Bigode – Com a criação de novos acessos no município e a pavimentação de diversas ruas, está na hora de iniciarmos o processo de modernização e revitalização de Joaçaba. Novos investimentos deverão ser aplicados na área de trânsito, buscando a aplicação do plano de mobilidade urbana, que dará uma agilidade na movimentação do trânsito e melhor circulação dos pedestres em nossas vias públicas. Ações de asfaltamento de diversas ruas dos bairros farão com que novos acessos surjam e impactem diretamente na velocidade da mobilidade urbana dos joaçabenses. A valorização das áreas dos Distritos de Nova Petrópolis e de Santa Helena poderá ser desenvolvida com o asfaltamento dos acessos a estes locais. A busca de recursos junto ao Governo do Estado já iniciou, para a realização dessas obras. Ainda, com o projeto de asfaltamento das marginais da BR 282 já em trâmite nos órgãos federais, a efetivação dessa obra é um compromisso que merece ser desenvolvido no início do mandato.

RD – Além de pavimentações de ruas, que outras obras estão previstas no seu plano de governo?
Bigode – Vamos trabalhar muito para a expansão das novas vias de acesso para as comunidades, pois são nesses locais que estão surgindo os novos loteamentos. Ainda, nossos bairros serão contemplados com mais pavimentações que ajudem da mobilidade urbana, como ligações de bairros.

RD – Na área da saúde, o que prevê para ampliar atendimentos e melhorar a estrutura de saúde e o atendimento de especialistas?
Bigode – Trabalhamos com muita seriedade para a saúde de Joaçaba. Com simples ações na prevenção, filas de exames foram reduzidas, medicamentos foram entregues de forma responsável, cirurgias foram realizadas, fazendo com que a população fosse melhor atendida. A melhoria nos serviços públicos de saúde passa obrigatoriamente pela humanização do atendimento. Desde a recepção nas unidades básicas de saúde até o atendimento médico, o serviço será aperfeiçoado e realizado com zelo e respeito ao cidadão joaçabense seguindo protocolos rígidos de excelência e atenção que serão implantados. Buscaremos a qualificação e a melhora dos modelos de atenção à saúde básica, com atividades na promoção, prevenção e recuperação em saúde, realizando programas especiais para a criança, a mulher, o homem e a melhor idade, com atendimento humanizado e integral do cidadão. Dessa forma, o grande objetivo é estabelecer a sustentabilidade de ações eficientes e efetivas, focando a gestão de qualidade que garanta uma Saúde Pública que atenda às necessidades da população. Além disso, vamos continuar os nossos investimentos em infraestrutura para melhor atender o joaçabense.

RD – Com relação à educação, o que prevê para dar mais qualidade para o setor?
Bigode – Acreditamos que a educação voltada para a experiência com conhecimento de qualidade e em tempo integral consiste na principal meta que pretendemos atingir nos próximos quatro anos de gestão. Na busca desse objetivo é necessário realizar ações que permitam diminuir o abismo e as diferenças entre os que têm acesso às tecnologias atuais e os que não possuem. Além disso, essa formação integral do aluno passa pela construção de competências como: autonomia, responsabilidade, senso crítico, saber fazer, saber aprender e principalmente saber conviver. As novas tecnologias por si só não construirão essa competência, mas sim ampliam e diversificam a aprendizagem e permitem a interatividade, tornando assim, a educação mais atrativa ao aluno. Neste sentido, compreendemos que a educação voltada à vivência e ao conhecimento passa pela ampliação do modelo adotado pela parceria do município com o Sistema S, parceria qual já se mostrou exitosa, tendo como pilar central a união da teoria com a prática, do faça você mesmo ou popularmente conhecido como Educação Maker.  Para elevarmos o padrão de qualidade educacional investiremos diretamente na qualificação dos nossos profissionais do magistério, mediante a busca de parcerias com as instituições de ensino superior do município, na reestruturação física das escolas e principalmente na parceria escola/comunidade, onde por meio das Associações de Pais e Professores – APP’s, a comunidade local e a escolar possam desenvolver uma ação conjunta em prol da educação.

RD – Na Segurança Pública, o que pode ser feito no âmbito municipal para garantir mais segurança à população e ao comércio em geral?
Bigode – A valorização da nossa Polícia, tanto a Militar quanto a Civil, por meio de convênios, foi uma das bandeiras da nossa administração nos últimos quatro anos, fato que vai continuar na próxima gestão. Foi com essa valorização que novas viaturas foram adquiridas e novas tecnologias de inteligência foram implantadas.

RD – O que pretende fazer em relação à agricultura, agronegócio?
Bigode – O agronegócio é um dos principais pilares da economia de Joaçaba. O Poder Público Municipal compreende um dos principais elementos de promoção e fomento desse fundamental setor da nossa economia. Neste sentido, a Secretaria de Agricultura irá desenvolver importantes programas e projetos de apoio ao homem do campo. Dentre as metas para os próximos quatro anos, estão a difusão do conhecimento técnico referente à eficiência tecnológica, econômica e administrativa das cadeias produtivas e a qualidade de produção, bem como o incentivo ao produtor rural para diversificar atividades em culturas alternativas. No nosso governo trabalhamos para dar condições ao homem do campo. Estamos felizes por ver o nosso interior tão bem cuidado e recebendo a atenção que merece. Reforçamos aqui nosso compromisso de continuidade e melhoria dos trabalhos.

RD – Quais as ações na área da assistência social e habitação?
Bigode – Efetivar mediante uma ação governamental de planejamento do governo municipal, em consonância com a Legislação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, programas, serviços e planos municipais de cada segmento, que estabeleça definitivamente uma política pública, com ações compartilhadas, que representa um grande salto na qualidade de vida da população de Joaçaba. Vamos aprimorar o assessoramento e fortalecimento dos grupos tradicionais (Idosos). Dar continuidade a reforma e ampliação do Centro de Referência do Idoso, tornando o local referência de atendimento à pessoa idosa. Dar continuidade a reforma e ampliação do espaço físico para funcionamento da sede própria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Criar o Centro Unificado de Serviços da Assistência Social, possibilitando o atendimento de forma integral, em imóvel próprio no bairro Cruzeiro do Sul. Realizar Plano de Educação Permanente possibilitando a qualificação e formação continuada dos trabalhadores do SUAS. Além de cumprir todas nossas metas estabelecidas no Plano de Governo.

RD – A pandemia afetou todos os setores. Quais serão suas ações para minimizar os impactos?
Bigode – Alinhado a todas as ações propostas no nosso Plano de Governo, acreditamos que o movimento econômico deve ser retomado com força total frente à calamidade enfrentada corajosamente pela nossa população na pandemia que perde forças. Convergimos o crescimento econômico com a preservação ambiental e por fim buscaremos reorganizar administrativamente a Administração ao ponto de promover profundas mudanças administrativas a fim de criar uma estrutura ainda mais enxuta, profissional e de resultados de excelência.

RD – Por que o Sr. quer ser prefeito de novo? Por que o candidato acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Joaçaba?
Bigode – Acreditamos que o trabalho sério e a gestão correta dos recursos públicos devem continuar. Trabalhamos com uma equipe técnica, que mostrou que a competência gera resultados impactantes para nossa cidade. Temos a certeza que a continuidade dos trabalhos demonstra que Joaçaba está no caminho certo, com uma gestão com Eficiência e Transparência.

Leia também – Conheça o perfil dos candidatos a prefeito e vice de Joaçaba

Posts semelhantes

Posts recentes