RD – Por que o Sr. quer ser prefeito? Por que acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Joaçaba?
Rodrigo Pedrini – Quero ser prefeito para oferecer um novo caminho para Joaçaba, um caminho de desenvolvimento econômico, um caminho de fortalecimento das nossas raízes, da nossa cultura, quero cuidar da população dando uma visão mais humana na administração, ouvindo os joaçabenses. Quero também que Joaçaba se torne referência em saúde e educação, volte a ser referência no esporte, tornando-se a melhor cidade para se viver no país.
Temos o melhor time para que isso se concretize, formado por pessoas que entenderam a importância em termos um Governador da nossa cidade. Meu nome foi um consenso entre essas pessoas e me sinto preparado para liderar este movimento. Sou engenheiro químico formado pela UFSC, MBA em administração de empresas pela FGV, possuo 10 anos de experiência em empresa multinacional, e tive a oportunidade de trabalhar e residir em grandes cidades e outros países. Essas experiências me deram uma visão mais ampla para contribuir com a evolução de Joaçaba.
Meu vice possui ampla experiência profissional, atuando por mais de 30 anos no mesmo grupo empresarial, foi gerente na Celesc e Secretário de Saúde de Joaçaba. Com essa experiência, conseguiremos trazer uma visão da iniciativa privada ao setor público para podermos implementar um trabalho eficaz no Município.
Nossas propostas são robustas, exequíveis e embasadas em estudos condizentes com o orçamento do Município. Essa é a oportunidade para darmos um salto no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida.
RD – Quais são as três prioridades de seu governo?
Rodrigo Pedrini – Pensando em apenas três, elenco a conquista de grandes obras de infraestrutura para destravar nosso desenvolvimento econômico há tantos anos parado. Quero também dar um olhar especial à saúde do nosso município, trazendo uma gestão técnica e com um olhar mais humano, trazendo laboratório e farmácia para áreas mais centrais, além de estender o horário de funcionamento dos ESFs. Por fim, respeitando apenas três prioridades, quero tornar Joaçaba uma referência em educação pública. Hoje, Joaçaba amarga uma nota baixíssima no IDEB. Temos que valorizar os professores, aprimorar os métodos de ensino e acompanhar de perto os alunos, só assim teremos nossa juventude mais preparada para a universidade e o mercado de trabalho.
RD – O que mais o seu plano de governo contempla para o futuro de Joaçaba?
Rodrigo Pedrini – Todo o meu plano é pensando no futuro de Joaçaba, seja na saúde, no desenvolvimento econômico, na educação ou em qualquer outra área. Alguns pontos começaremos a atacar de imediato, como saúde, trânsito, transporte público e habitação, além de ações pensadas para o médio e longo prazo para perdurarem no tempo, objetivando o desenvolvimento e a melhora na qualidade de vida em Joaçaba para as próximas décadas. Lutaremos para acelerar a obra do contorno viário e a elaboração de um projeto para uma nova ponte e para um novo complexo habitacional. Além disso, vamos trabalhar em melhorias no nosso IPTU, e também no plano de salários dos servidores.
RD – O que pretende fazer para retomar o protagonismo de Joaçaba na região?
Rodrigo Pedrini – Como já disse, pretendo buscar junto às outras esferas de governo recursos para grandes obras que não são possíveis com o caixa atual da Prefeitura, como o anel viário e uma nova ponte. No mesmo sentido, queremos dar uma atenção especial à inovação e ao desenvolvimento tecnológico, fazendo de Joaçaba uma referência estadual no que diz respeito a criação de grandes empresas do ramo.
Ainda, quero que Joaçaba seja uma referência educacional, de modo que todo jovem saia com uma base sólida de ensino para disputar vagas nas melhores universidades e no mercado de trabalho de igual para igual com os jovens dos grandes centros.
Também queremos que Joaçaba volte a ser uma referência no esporte, conquistando grandes títulos e levando o nome da nossa cidade pelo mundo.
Não obstante, queremos que Joaçaba desenvolva o setor de turismo, cultura e eventos, fazendo a nossa cidade ser atrativa para visitação, movimentando nossa economia. Temos uma grande oportunidade com o turismo religioso, cultural e acadêmico/coorporativo.
RD – Como pensa em atrair investimentos e gerar renda para o município?
Rodrigo Pedrini – Queremos criar novos eixos de desenvolvimento, seja com o anel viário criando novas áreas, seja com as rotas já existentes. Uma proposta que temos é a criação de um distrito industrial com lotes pequenos, para que o joaçabense inicie seu negócio sem a necessidade de dar grandes passos inicialmente. É como sempre digo, mais fácil começar pequeno e ficar grande do que já começar grande.
Além disso, quero pessoalmente buscar empresas que se encaixem na expertise joaçabense para se instalarem aqui, criando incentivos para que venham e criem novas vagas de emprego. Queremos aumentar os vínculos com a Unoesc, para que a empresa que queira se instalar aqui saiba que terá uma mão de obra bem formada e antenada com as evoluções do mercado.
Queremos também fortalecer a inovação tecnológica, fazendo com que novas empresas surjam. Sabemos que o setor de tecnologia é um dos que pagam os melhores salários.
PERFIL
CANDIDATO A PREFEITO
Nome: Rodrigo Pedrini
Idade: 38
Partido: Partido Liberal (PL)
Cidade natal: Joaçaba
Estado civil: casado com Gabriela
Filhos: dois, Gabriel e Manuela
Currículo: Empresário e vereador. Formação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Possuo experiência profissional em empresas como a Petrobras e Whirlpool (Brastemp e Consul), esta, onde atuei por 10 anos.
CANDIDATO A VICE-PREFEITO
Nome: Vilmar Zílio
Idade: 75 anos
Partido: Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Cidade natal: Joaçaba
Estado civil: casado
Filhos: quatro
Currículo: Trabalhou por aproximadamente 30 anos no mesmo grupo empresarial, como vendedor e gerente de vendas de veículos. Foi auditor de frotas da Celesc e também Secretário de Saúde de Joaçaba. Eleito vereador para a Legislatura 2013-2016 e eleito novamente para a Legislatura 2021-2024.