domingo, abril 21, 2024

HomeCulturaEliane Huning é reeleita presidente do IHGO

Eliane Huning é reeleita presidente do IHGO

Na ocasião, Marcelo Werle, membro do Instituto, lançou o livro “1942”, que retrata e reconstrói a prisão de vários descendentes de alemães, moradores do Oeste catarinense. 

O Instituto Histórico e Geográfico do Oeste Catarinense – IHGO reelegeu, com chapa única para o triênio 2024/2026, a empresária Eliane Huning, que promoveu pequenas alterações no quadro diretivo. “Ficamos imensamente agradecidos pelo apoio de todos os confrades e confreiras, que aceitaram nossa proposta de continuar a valorização da cultura de nossa região, bem como a valorização institucional do IHGO nos 104 municípios de abrangência”, resumiu a presidente a presidente reeleita. A assembleia aconteceu no dia 17 de fevereiro, em Chapecó.

Foto Divulgação

Na mesma oportunidade, diante da presença de membros e amigo do IHGO, foi lançado o livro do escritor Marcelo Werle, intitulado “1942”. A obra retrata e reconstrói importante episódio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial, no ano de 1942, quando ocorreu a prisão de vários descendentes de alemães, moradores do oeste catarinense, mais precisamente dos distritos de Itapiranga, Mondaí, Palmitos e São Carlos, região da grande Chapecó. A prisão seria uma forma de comemorar o aniversário de 120 anos da Independência do Brasil, no 7 de setembro daquele ano. O Brasil, pelo seu presidente Getúlio Vargas, recém havia declarado guerra à Alemanha e Itália, tendo sido o único país da América do Sul a fazer isso. Aproveitando-se da ocasião, o governador catarinense Nereu Ramos passou a tripudiar seus adversários políticos, maioria descendentes de alemães. Então, sobre 3 caminhões abertos, os 70 homens presos foram transportados até Lages, terra natal e berço político do então governador. Lá, num campo de concentração forma submetidos a trabalhos forçados, entre eles, abertura de ruas e estradas.

Segundo o autor, nos tradicionais livros de história, o importante histórico tema tem sido ignorado. Por sua vez, busca lançar luz ao significado daquele contundente acontecimento. O novo livro de Marcelo Werle é resultado de trinta anos de pesquisas e entrevistas, cujo conteúdo se insere muito bem na continuação do livro “A Praga”, do mesmo autor, cuja abordagem se encerra ainda no início da guerra então deflagrada.

DIRETORIA DO IHGO PARA TRIÊNIO 2024/2026

Diretoria Executiva
Presidente- Eliane Huning
Vice-presidente- Flávio Luiz Pansera
Secretário- Jones Muneron
Tesoureiro- Ivandel Brito de Morais
Orador – Jaime Telles
Diretor de eventos- Josiane Luiza Bringhenti
Marketing- Leonardo Dlugokeski

Conselho Consultivo
Euclides Staub
Marcelo Werle
Francisco Bracht

Conselho fiscal
Edson Dreher
Arnildo Korb
Maikel Monteiro

(Fonte Jaime Telles)

Posts semelhantes

Posts recentes