Com inscrições gratuitas evento ocorre no dia 12 de junho no SESI. Iniciativa é da FIESC e reúne indústrias que ainda não exportam e que querem ampliar as vendas ao exterior.
Indústrias de pequeno e médio portes de Joaçaba e região que desejam ampliar as exportações ou ingressar no mercado internacional têm a oportunidade de conhecer os caminhos e debater os desafios na área durante encontro gratuito, no dia 12 de junho, das 18h às 21h, no SESI.
O encontro, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), é voltado à alta direção das companhias e a profissionais do comércio exterior, e terá a participação da presidente da câmara setorial da entidade, Maria Teresa Bustamante. Além disso, as indústrias participantes vão realizar um diagnóstico em que avaliam o grau de maturidade em que se encontram em relação à internacionalização. A partir daí, será possível estabelecer um plano de ação para apoiar a implementação de estratégias na área.
O evento também será realizado em Lages (10/6), Concórdia (11/6) e Caçador (13/6) e vai proporcionar a troca de experiências sobre o tema, discutir os desafios enfrentados pelos empresários, além de apresentar detalhes do programa da FIESC para apoiar a indústria na implementação do seu plano de internacionalização a partir do resultado do diagnóstico que avalia o nível de maturidade. A iniciativa integra o Programa de Internacionalização, lançado pela FIESC em dezembro de 2018, com o objetivo de tornar as indústrias mais competitivas e prepará-las para as diversas possibilidades que o mercado internacional oferece, seja exportação, importação ou alianças para fazer frente aos concorrentes internacionais presentes no Brasil e no exterior.
Atualmente, 2,5 mil empresas catarinenses exportam, sendo que 1,4 mil delas são micro e pequenas. Estas, entretanto, respondem por apenas 2,5% do total (dados de 2018).
Mais informações e inscrições pelo telefone (49) 3551-4036 ou no link.
SERVIÇO
O quê: Encontro mostra como pequenas e médias podem ingressar no comércio internacional
Quando: no dia 12 de junho
Onde: no SESI (Rua Tiradentes, 214 – Centro)
Horário: das 18h às 21h
Inscrições: gratuitas
MITOS E VERDADES SOBRE INTERNACIONALIZAÇÃO
MITO: O comércio exterior é extremamente burocrático.
VERDADE: Poderia ser menos, mas como participante da Organização Mundial do Comércio (OMC) o Brasil é signatário de acordo de facilitação de comércio internacional, tendo investido nos últimos anos na redução de burocracia e uso de ferramentas on-line. Há um portal único (Portal Siscomex) que simplifica a obtenção de autorizações, certificações, licenças e acesso às normas.
MITO: A habilitação no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar) chama a atenção da Receita Federal, que aumenta a fiscalização na empresa.
VERDADE: O Radar é uma espécie de biografia fiscal da empresa. O simples ato de entrar com o CNPJ e aparecerem pendências (impostos devidos, por exemplo) faz o acesso ser bloqueado. Já a conclusão da habilitação não gera fiscalização, pois o propósito não é este. Auditorias da Receita são processos distintos da habilitação para o comércio exterior.
MITO: Participar de feiras ou missões é perda de tempo e dinheiro porque só se faz turismo.
VERDADE: É claro que depende do organizador. A FIESC realiza dezenas de missões por ano com programação detalhada, acompanhada por especialistas, que incluem visitas técnicas a fabricantes, portos e aeroportos, encontros com empresários e autoridades, conhecimento da legislação e outras atividades, além da participação das feiras em si, que é o objetivo central.
MITO: Achar que já é o melhor em seu mercado e que não precisa se internacionalizar.
VERDADE: Quando se sai do país é comum descobrir concorrentes que fazem melhor, pois hoje em dia a velocidade das informações é maior do que a capacidade de acompanhá-las. Fechar-se para o mundo pode resultar em graves dissabores logo à frente.