domingo, abril 21, 2024

HomeCasa e DecorEstilo ESCANDINAVO

Estilo ESCANDINAVO

   
A tendência de decoração que tomou conta da Europa traz requinte e simplicidade para o Brasil

Se a decoração por si só inspira versatilidade, os diferentes tipos de combinações tendem a agradar ainda mais a todos os gostos. Em busca de elementos que remetam a personalidade de cada um e até para fugir do convencional, muitas pessoas optam por uma temática específica para decorar sua casa. É neste contexto que está inserido um estilo pouco usual, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos entre moradores, designers e arquitetos. Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo escandinavo deixou de ser tendência e veio para ficar.

O estilo surgiu no século XX no norte da Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. Inspirado em referências nórdicas, nas características do artesanato regional e na paisagem ao redor, tem forte influência do clima local, que conta com muitas horas de escuridão e invernos prolongados. “Os grandes aliados desse tipo de decoração são os ambientes amplos, com móveis de linhas simples e sóbrias em estilo minimalista; a luminosidade natural intensificada através de grandes janelões; o uso de cores claras e pálidas, com destaque para o branco, acentuando a luminosidade; a simplicidade dos objetos e artigos de decoração, com um ar mais despojado e natural; e um toque rústico através da madeira, que traz aconchego ao ambiente. Em geral, a ambientação é aconchegante, simples, tranquila e agradável. A mistura entre o tradicional e o moderno traz muita personalidade”, revela a designe de interiores carioca Alana Sparemberger.

“O estilo nórdico é essencialmente minimalista. Os excessos são dispensados, tendo a simplicidade como um dos pontos fortes da proposta. Móveis funcionais, peças de madeira clara, itens compactos e espaço livre para a circulação simplesmente não podem faltar nas decorações escandinavas”, ensina a especialista.

SALA
Aposte em pisos brancos ou bem claros. Aliás, um dos elementos mais utilizados no estilo escandinavo é o piso de madeira pintado de branco. Para combinar, opte por sofás em cinza, bege ou branco, deixando o destaque para as almofadas e mantas, e um tapete, criando aquela sensação de aconchego. Complete a decoração com móveis em madeira rústica clara e objetos soltos pela sala.

QUARTO
Nos quartos, use roupas de cama claras, priorizando o aconchego, a simplicidade e o conforto natural. Não se preocupe tanto com a arrumação. A ideia é deixá-las desarrumadas ou, se você gosta de organização, com os lençóis levemente fora do lugar. Além disso, o armário costuma ser substituído por araras de madeira clara, levando o conceito ao extremo. A decoração é complementada por paredes brancas e janelas grandes para garantir a luminosidade.

 

Posts semelhantes

Posts recentes