sexta-feira, junho 21, 2024

HomeEsportesEuropeus confirmam boicote ao novo Mundial de Clubes da Fifa

Europeus confirmam boicote ao novo Mundial de Clubes da Fifa

A organização que representa mais de 200 times europeus reiterou, nesta terça-feira, que seus membros não participarão do campeonato planejado pela entidade para 2021 nas circunstâncias atuais

O boicote está oficializado em relação ao novo mundial de clubes da Fifa. A Associação de Clubes Europeus (ECA) disse nesta terça-feira que seus associados não participarão do campeonato anunciado para 20121. Mas cogitaria mudar de posição caso a Fifa aceite debater mudanças no calendário internacional de jogos de seleções.

“Não estamos dispostos a participar desta competição neste momento por causa do calendário congestionado”, disse o presidente da ECA, Andrea Agnelli, a repórteres. “Tendo dito isso, estamos mais do que disponíveis para debater mudanças para o futuro”.

Andrea ainda negou que a ECA tenha proposto disputar jogos da Liga dos Campeões em finais de semana de 2024 em diante, já que o formato atual deve ser alterado.

Copa das Confederações
A Fifa aprovou, na semana passada, um novo formato para o Mundial de Clubes a partir de 2021. O novo modelo será disputado de quatro em quatro anos, com seis vagas para a Conmebol. O anúncio foi feito pelo presidente Gianni Infantino após uma reunião da alta cúpula da entidade.

Assim sendo, as vagas se distribuiriam da seguinte forma: 8 para a Uefa, 3 para a Ásia, 3 para a África, 3 para a Concacaf, 6 para a Conmebol e 1 para a Oceania. Os critérios de classificação para o ‘novo’ mundial serão definidos pelas próprias confederações. Os clubes do Velho Continente não vêem com bons olhos os novos moldes da competição, uma vez que obrigaria as equipes europeias a jogar mais vezes numa temporada, mesmo que seja apenas de quatro em quatro anos.

“Hoje estou especialmente feliz porque tomamos uma decisão, na verdade várias, mas uma especificamente, e teremos em 2021 um real Mundial de Clubes. Que terá um impacto fantástico no futebol mundial. Esperamos que todas as melhores equipes participem, como disse. Tivemos várias discussões positivas, e a visão da Fifa e seu presidente é incluir a todos. Vamos continuar discutindo, porque estamos falando de dois anos e meio. Temos questões a lidar”, comentou Gianni Infantino ao apresentar o novo modelo.

Posts semelhantes

Posts recentes