quarta-feira, maio 1, 2024

HomeJoaçabaExército, Polícias e Bombeiros no Desfile de 7 de setembro em Joaçaba

Exército, Polícias e Bombeiros no Desfile de 7 de setembro em Joaçaba

TIRO DE GUERRA

Criado em 25 de janeiro de 1952, o Tiro de Guerra 05-008 tem como lema TIRO DE GUERRA – ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA. O TG 05-008 funciona mediante convênio entre Prefeitura de Joaçaba e o Exército Brasileiro, com o objetivo de preparar jovens conhecedores dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade. Anualmente 50 jovens das cidades de Joaçaba e Herval d`Oeste são matriculados no Tiro de Guerra, sendo desenvolvidos atributos AUTOCONFIANÇA, CAMARADAGEM, CORAGEM, TRABALHO EM EQUIPE, DISCIPLINA, INICIATIVA, LEALDADE, RESPEITO, RESPONSABILIDADE e LIDERANÇA. Além das instruções militares com o objetivo de formar o Reservista, o Tiro de Guerra também busca estabelecer laços de amizade com a sociedade civil, contribuindo com a formação do jovem cidadão. Atualmente, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 05-008 é o Subtenente de Infantaria José Ibrahim Pereira Araújo, e tem como Diretor de Ensino o Excelentíssimo Senhor Prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini.

………………………………………………………………………………………………

POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi criada no dia 5 de maio de 1835 por Feliciano Nunes Pires, então Presidente da Província de Santa Catarina, com o objetivo de manter a ordem e a tranquilidade pública, sendo que a partir da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 lhe foi incumbida a missão de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública.

Nos municípios de Joaçaba e Herval d’Oeste, o 26º Batalhão de Polícia Militar é comandado pelo Tenente Coronel PM José Ronaldo Branco atendendo 22 municípios, atuando nas mais diversas modalidades de Policiamento, como Rádio Patrulha, Policiamento Tático, Patrulhamento com cães, Programa Educacional de Resistência às Drogas e rede Catarina de proteção à mulher.

………………………………………………………………………………………………

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL

A Polícia Militar Ambiental é uma unidade de comando especializado da Polícia Militar de Santa Catarina. Em razão disso, os policiais militares que atuam na PMA têm treinamento específico para as atividades de prevenção, proteção e fiscalização do meio ambiente. Na região meio-oeste, o 2º Pelotão da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental iniciou suas atividades em novembro de 2001, com criação oficial em dezembro de 2002, e, atualmente, a sede de seu quartel está localizada no município de Joaçaba, sob comando do Capitão PM Flávio Andrade e Lopes.

O Pelotão possui uma área de atendimento com abrangência de cerca de 12% do território do Estado, sendo responsável pela fiscalização ambiental em 28 municípios da região do meio-oeste catarinense. Visando proteger a natureza, a Polícia Ambiental atua preventivamente na educação ambiental de crianças, adolescentes e da comunidade por meio de programas como PROA – Programa Protetor Ambiental que já formou mais de 500 alunos na região.

“Polícia Militar Ambiental, somos a força da natureza!”

………………………………………………………………………………………………

Foto Divulgação/Prefeitura de Joaçaba

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil de Santa Catarina foi criada em 29 de julho de 1812 (há 211 anos), e está presente em todos os municípios catarinenses. Sua principal atuação é no combate ao crime através da complexa atividade de Investigação Criminal, visando a apuração das circunstâncias do evento criminoso e a identificação e prisão de seus responsáveis.

Joaçaba é sede da 11ª Delegacia Regional de Polícia Civil, que abrange 15 municípios, além da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Divisão de Investigação Criminal (DIC) e Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN).

Nos primeiros 8 meses do ano de 2023, a Delegacia Regional de Joaçaba teve uma diminuição do número de homicídios em aproximadamente 2%. O crime de latrocínio teve queda de 75% na nossa região e o feminicídio está se mantendo estável. A Polícia Civil de Joaçaba, ainda, aumentou o número de mandados de prisão em 54,36% e de mandados de busca e apreensão em 51,91% em comparação a todo o ano de 2022. Até o momento, 3.822 mandados de prisão já foram cumpridos neste ano e mais de 15 toneladas de drogas foram tiradas de circulação pelos bravos policiais da Região.

Polícia Civil de Santa Catarina: Investigação que gera resultado.

………………………………………………………………………………………………

Foto Divulgação/Prefeitura de Joaçaba

BOMBEIROS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi oficialmente criado em 26 de Setembro de 1926 com o objetivo de vidas e patrimônio alheio salvar. Em 26 de junho de 1980 foi criado o primeiro quartel para atender o meio-oeste em Herval d’Oeste que, atualmente, é a sede administrativa do 11º Batalhão de Bombeiro Militar, comandado pelo Tenente Coronel André Luiz Grigulo.

O 11º Batalhão Bombeiro Militar é composto por 80 bombeiros militares e mais de 90 bombeiros comunitários atendendo 19 municípios da região. Conta com um quartel em Joaçaba fundado em 8 de março de 2002. Atualmente, os quartéis de Herval d’Oeste e Joaçaba contam com três caminhões para combate a incêndio e resgate veicular, uma ambulância para atendimento pré-hospitalar, duas camionetas 4X4 para busca, duas embarcações para ação em rios e lagos. Está previsto também a aquisição de mais uma ambulância e embarcação para atuar no salvamento.

O telefone dos Bombeiros é o 193 – Quando os minutos contarem, conte com a gente. Vidas alheias, riquezas a salvar – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

(Fonte Prefeitura de Joaçaba)

Posts semelhantes

Posts recentes