terça-feira, abril 30, 2024

HomeCulturaExposição “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa”,...

Exposição “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa”, do artista Cenora, abre nesta quarta-feira em Joaçaba

Projeto inclui circuito em outras três cidades de Santa Catarina, conversas e materiais educativos.

Caixas de frutas, bilhetes de mega-sena, toalhas de mesa, o cotidiano do interior e sua universalidade compõem as obras e os espaços da exposição “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa”, de Lucas Speranza, o Cenora, que irá circular por Joaçaba, Criciúma, Itajaí e Lages. Realizada pela Ombu produção, com curadoria de Gabi Bresola, a exposição abrirá na Casa de Cultura de Joaçaba nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 19 horas, com uma conversa entre o artista e o público. Em Joaçaba, a exposição conta com a pintura do título realizada pelo artista local Jurandir Severino.

A partir de junho, a mostra chega a Criciúma, Itajaí e Lages. O projeto inclui conversas com convidados nos lançamentos, uma publicação digital, um audiobook do artista acessível para pessoas cegas ou com baixa visão e material educativo que pode ser impresso em escolas.

A exposição é uma proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Com formação em química, artista autodidata, leitor, desenhista e pintor, Lucas Speranza vive em Lages e é um expoente das artes visuais na região serrana. Filho de agricultores que trabalham com varejo de frutas, criou seu ateliê atrás da frutaria, o popular sacolão. Os elementos desse comércio, caso das caixas plásticas com palavras escritas como “Goya”, “Horta e arte” e “Speranza”, enxergadas como blocos de cor, tornam-se parte das obras e da montagem da exposição.

Foto: Divulgação

O título “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa” veio de uma frase no parachoque de um caminhão que abastece a frutaria e remete à outra temática do artista, a relação com o tempo, o tempo das cidades do interior e das capitais, a vulnerabilidade das pinturas e seus suportes. Em 2023 o artista realizou sua primeira exposição individual em Florianópolis, com o mesmo nome e conjunto de obras, que agora vai circular pelas quatro cidades.

A exposição reúne mais de 18 obras, entre telas, composições pictóricas e uma obra tátil, Cobra Coral, com cenas de pessoas passando na rua, suas subjetividades e afazeres, a natureza e as memórias afetivas na forma do boi e dos passarinhos, as linhas das cercas delimitando o espaço rural, o facão na cintura, o tema do Contestado.

Os materiais usados incluem a clássica toalha de mesa quadriculada e os efêmeros bilhetes de loteria, numa busca por sofisticar e dar novo significado a coisas simples. O trabalho tem ainda relação com o comércio, a própria frutaria, a loja de tecidos, a lotérica e seus bilhetes para tentar a sorte e a formação em química, que se traduz em experimentações com materiais e suportes diversos, e o auxilia a organizar suas ideias na linguagem do campo pictórico.

Foto: Divulgação

SOBRE O ARTISTA
Lucas Speranza, o Cenora (1998), nasceu e reside em Lages SC. Artista autodidata, é integrante do hoje adormecido coletivo “A Catequese”, com o qual participou e organizou a exposição “Só Pelo Pinhãozinho”, em 2022, vencedora do prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Com o grupo, ainda em Lages, realizou em 2021 a exposição/feira O Labirinto, da qual se destaca a expografia construída inteiramente de caixas plásticas. As caixas, junto do tecido de toalha de mesa, são uma marca do trabalho do artista. Em 2023 teve a primeira individual “O Tempo Voa e Quem Não Voa Com Ele Se Atrasa”, com curadoria de Gabi Bresola, exposta no Memorial Meyer Filho em Florianópolis. Ainda no mesmo ano participa e idealiza a coletiva “O Sul São Meus Pais”, com curadoria de babel babel, na Fundação Badesc. No segundo semestre de 2024 vai participar da exposição coletiva do projeto arquipélagos, que tem idealização de Thays Tonin, no Masc. Pesquisa pintura e seus desdobramentos a partir da ideia de composições pictóricas.

FICHA TÉCNICA
Artista: Lucas Speranza
Curadoria e produção executiva: Gabi Bresola
Expografia e montagem: Júlio Gubert
Produção: Ombu produção/Rudolfo Auffinger
Arte-educação: Babel Babel
Edição da publicação: Gabriel Villas
Crítica e texto: Thays Tonin
Coordenação de comunicação: Barbara Marins Pettres
Realização:  Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023, Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura [FCC].
Apoio: Casa de Cultura Rogério Sganzerla, Unesc, Sala Edi Balod, Curso de Artes Visuais da Unesc.

AGENDE-SE
Exposição “O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa”
Na Casa de Cultura de Rogério Sganzerla
Rua Sete de Setembro, 222, Centro, em Joaçaba
De 17 abril a 17 maio
Abertura: 17 de abril, 19h
Visitação: de segunda a sexta, das 13h até 19h
Classificação livre. Entrada gratuita.

(Fonte Assessoria de imprensa)

Posts semelhantes

Posts recentes