O Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST) alerta a população para tentativa de golpe registrado nos últimos dias. Por meio de telefonemas ou mensagens, os golpistas estão usando o nome da instituição com o objetivo de extorquir familiares de pacientes internos.
“Fomos procurados por alguns pais, que receberam ligação ou mensagem no WhatsApp. Segundo eles, uma pessoa, como médico, solicita valor determinado para a realização de exames de saúde. Os golpistas, inclusive, passam a conta para depósito ou a chave PIX”, conta Adriano José Johann, gerente operacional da HUST.
Nas tentativas de golpe, procuram pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoa se identifica como Dr. Marcelo. O HUST informa que não tem nenhum profissional com essa identificação, mas que outros nomes também podem estar sendo utilizados.
Conforme Adriano, diante de algum tipo de cobrança por telefone, a orientação é procurar a Delegacia de Polícia e registrar um Boletim de Ocorrência. “É importante lembrar que o paciente do SUS não paga nenhum procedimento. Ou seja, o HUST não liga para o familiar solicitando dinheiro, depósito ou PIX”, ressalta o gerente.
(Fonte Unoesc Joaçaba)
