domingo, abril 21, 2024

HomeMotorHyundai revela o novo HB20

Hyundai revela o novo HB20

Modelo chega ao mercado depois do dia 16 de setembro. Montadora distribuiu fotos coluna C e do farol da nova versão, que utiliza a mesma plataforma do modelo atual, mas com significativas mudanças na O distância entre-eixos e fixação da carroceria, para deixar o carro mais leve e seguro. O espaço interno também foi ampliado. E o carro ganhou Motor Turbo com injeção direta.

A Hyundai jogou água no chope da Toyota (que está no meio do lançamento do Corolla) ao revelar nesta quarta-feira as primeiras imagens oficiais e completas do HB20 de segunda geração. O hatch compacto, que será lançado oficialmente no dia 16 de setembro, é a aposta da marca sul-coreana para manter a vice-liderança entre os veículos vendidos no Brasil.

O novo HB20, como já se imaginava, abusa dos frisos e recortes na carroceria, tudo para fazer jus ao novo estilo da Hyundai, batizado de “esportividade sensual” e que estreou no novo Sonata em abril.

Na frente se destaca a grade hexagonal cromada que ganha a companhia de uma segunda entrada de ar estreia que se liga ao conjunto de faróis de neblina. Os faróis avançam pelo capô como o atual e onde, aliás, está uma das poucas semelhanças com a primeira geração, cuja plataforma foi adaptada para seu sucessor.

LATERAL
A lateral é o ponto mais polêmico: um friso vem do para-lama dianteiro, corta a porta dianteira e termina em curva na porta traseira, perto das maçanetas. A traseira, por sua vez, chama a atenção pelas enormes lanternas que ocupam boa parte da tampa do porta-malas, com um vinco bastante pronunciado.

PACOTE TÉCNICO
O resultado estético não chega a impressionar, mas o pacote técnico pode compensar isso. A foto da traseira, incluisive, denuncia uma das novidades, o motor TGDI, que adota o turbo com injeção direta no lugar do fraco motor 1.0 turbo atual.

O modelo também deve trazer controle de tração e estabilidade, conectividade e, espera-se o mesmo bom acabamento da primeira geração.

PROMOÇÃO
A Hyundai lançou uma promoção para seus fãs chamada “Desafio Revelação” em que a meta é que o site da marca tenha 50 mil visitas até às 10 horas da próxima sexta-feira. Caso isso seja atingido, a montadora divulgará mais imagens do novo HB20.

COLUNA C
A primeira imagem oficial do hatch compacto divulgada pela Hyundai em suas redes sociais, em junho, foi a da coluna C, na parte de trás do carro. A foto revela o elemento estético em preto que confere ao modelo a ideia do teto flutuante. Sem dar muitos detalhes, a montadora afirmou apenas que o recurso “cria a sensação de velocidade e confere caráter atlético ao modelo”. A imagem revela ainda um defletor de ar sobre o vidro traseiro e um elemento triangular encrustado na coluna C. O farol, que tem novo formato e projetor e light guide em LED, vem com o fundo escurecido.

MUDANÇAS
O HB20 2020 usa a mesma plataforma do modelo atual, mas com algumas modificações importantes, como o aumento da distância entre-eixos, que subiu de 2,50 metros para 2,53m. Além disso, alguns pontos de fixação da carroceria foram alterados e a utilização de aços de alta resistência subiu de 19% para 30%. A ideia é deixar o carro mais leve e seguro. Com essas modificações, o espaço interno foi ampliado em 47mm.

Em relação ao modelo atual, o novo HB20 cresceu 20mm no comprimento (3,94m) e na largura (1,70m), mantendo a mesma altura (1,47m). Já o sedã HB20S cresceu 30mm no comprimento (4,26m), tendo as demais medidas iguais às do hatch. No quesito porta-malas, o hatch manteve os 300 litros do modelo atual, mas o sedã subiu de 450 para 475 litros.

MOTORES
O novo Hyundai HB20 será comercializado no Brasil inicialmente com duas opções de motor três-cilindros 1.0. Uma aspirada de 80cv de potência máxima e 10,2kgfm de torque a 6.200rpm, conjugada com câmbio manual de cinco marchas. A outra opção é o 1.0 TGDI, turbo, de 120cv e 17,5kgfm de torque a 1.500rpm, com câmbio automático de seis marchas. O novo motor flex turbo agora tem injeção direta de combustível, que deixa o hatch um pouco mais esperto. A Hyundai garante que os números de consumo vão surpreender.

SEGURANÇA
O novo HB20 vai trazer quatro airbags de série, além de sistemas de segurança como alerta de colisão dianteira com atuação nos freios, aviso de mudança de faixa, limitador de velocidade, start/stop, controles de estabilidade e tração, controle de pressão dos pneus, câmera de ré, direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura e aletas para trocas de marchas. É um pacote de novidades que fortalecerá o HB20 ainda mais perante seus principais concorrentes – Chevrolet Onix e Renault Sandero –, que também foram renovados.

Posts semelhantes

AutoPlus Ford

Classificados RD

Posts recentes