O investimento em tecnologia tem melhorado o atendimento nos municípios catarinenses e dando agilidade em áreas como a aprovação de obras e alvarás. Foi o que destacaram prefeitos e gestores de Concórdia, Joaçaba e Xanxerê durante o Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste do Estado, realizado nesta terça-feira (6), pela Rede Cidade Digital (RCD).
Representantes de mais de 60 Prefeituras participaram do encontro, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, para troca de experiências tecnológicas entre os municípios. “Essa troca de informações é importante pela necessidade de se buscar inovações nas Prefeituras, principalmente, para atenuar os efeitos da pandemia enfrentada”, observou o diretor da RCD, José Marinho.
O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, frisou a importância dos investimentos tecnológicos que contribuíram para que a cidade fosse reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado como a primeira em governança, entre municípios de 50 mil a 100 mil habitantes. “Entendemos que investir em tecnologia era mitigar a questão da burocratização do poder público, de resposta mais rápida à população. Os resultados são muito expressivos e importantes em várias áreas do nosso município”, enalteceu o prefeito, destacando ações que aceleraram a abertura de empresas na cidade e projetos como robótica nas escolas e aplicativos.
Xanxerê também é destaque nacional no ranking de atendimentos da Sala do Empreendedor realizado pelo Sistema de Atendimento Sebrae, conforme o prefeito Oscar Martarello. Ele cita a implantação do Aprova Fácil e o rastreamento da frota municipal como melhorias implementadas.
No combate à pandemia, o prefeito ressalta a importância do projeto Chronos, que vem municiando a gestão municipal com dados para tomada de decisão. “Foi o mais importante na questão do combate à covid. Nós tínhamos os dados diários de todas as pessoas contaminadas. Isso nos ajudou para fazer a testagem em massa e também para tomar as medidas restritivas, tanto é que em menos de 20 dias nós saímos de 1.200 casos e chegamos a 10 casos ativos”, conta o prefeito Oscar Martarello.
Em Joaçaba, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Jorge Dresch, são vários projetos visando a implantação da cidade inteligente. “Nós temos que facilitar muito o acesso ao serviço público e a cada dia que passa isso está acontecendo. É um investimento contínuo em tecnologia. É isso que temos que pensar: como melhorar a vida do contribuinte. Hoje nós conseguimos constituir empresas em torno de duas horas, um fato inédito. Acho que todas as cidades estão seguindo nessa linha. Nós não podemos atrapalhar a iniciativa privada”, argumentou o secretário.
Políticas Públicas – Além de especialistas, que apresentaram tecnologias disponíveis às Prefeituras, o Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Catarinense trouxe detalhes das políticas de fomento às cidades inteligentes em andamento no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
De acordo com Karina Vidal, da Coordenação Geral de Transformação Digital da pasta, uma plataforma de diagnóstico de maturidade para cidades inteligentes e sustentáveis irá auxiliar as Prefeituras na construção de projetos.
A ferramenta é um dos desdobramentos da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes e deve ser lançada em agosto, conforme a representante do MCTI no encontro. “É um produto que trabalha com indicadores, que buscamos com bases secundárias e um questionário onde a Prefeitura vai inserir as suas informações”, explica. “Uma vez preenchido esse formulário, a Prefeitura tem uma recomendação de qual nível de maturidade está, de acordo com o modelo da União Internacional de Telecomunicações. Vale a pena conhecer porque pode despertar algumas próximas ações”, completa Karina.
O Webinar das Cidades Digitais do Centro-Oeste Catarinense teve a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sigma, Furukawa e Betha Sistemas.
Confira o evento na íntegra:
Fonte: Ascom Rede Cidade Digital