sábado, abril 27, 2024

HomeNotíciasJustiça Eleitoral de SC diploma eleitos

Justiça Eleitoral de SC diploma eleitos

A cerimônia aconteceu nesta segunda (19) no Tribunal de Justiça do Estado

As candidatas e os candidatos eleitos em 2022 por Santa Catarina foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) nesta segunda-feira (19). A Sessão Solene de Diplomação foi realizada no Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), com transmissão ao vivo na internet.

A sessão foi conduzida pelo desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, presidente do TRE-SC, e contou com a presença dos integrantes da Corte Eleitoral e de diversas autoridades. Compuseram a mesa de honra o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Henrique Blasi; o procurador-geral do Estado, Sérgio Laguna Pereira (representando o Governador de SC); o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa; a senadora Ivete Marli Appel da Silveira; a desembargadora federal e ex-juíza do TRE, Ana Cristina Ferro Blasi (representando o TRF da 4ª Região); o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, juiz Marcelo Pizolati; o subprocurador-geral de justiça para assuntos jurídicos, Fábio de Souza Trajano (representando a Procuradoria Geral de Justiça); e a presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudia da Silva Prudêncio.

Também estiveram presentes no evento ex-juízes do TRE catarinense, integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e familiares e convidados dos eleitos, além de jornalistas de diversos veículos de comunicação do estado.

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela soprano Rute Ferreira Gebler, acompanhada do pianista Ricardo Moritz e do violinista Carlos Augusto Vieira.

Em seu pronunciamento inicial, o presidente da Corte Eleitoral registrou que a entrega dos diplomas encerra oficialmente o “Projeto Eleições 2022”, do qual fazem parte mais de 32 mil atividades mapeadas e acompanhadas por 217 grupos. Todo esse trabalhado para organizar as eleições foi reunido em forma de linha do tempo num encarte entregue aos presentes na cerimônia.

Ao relembrar a trajetória da Justiça Eleitoral, o desembargador Leopoldo Brüggemann destacou a participação feminina na política, a criação do primeiro Código Eleitoral e o uso da máquina de votar, regulamentado pela normativa de 1932.

Foto Divulgação/Alesc

Diplomação

A entrega dos diplomas teve início pelos 40 eleitos para compor a Assembleia Legislativa do Estado, por ordem crescente de votação. A deputada estadual mais votada, Ana Caroline Campagnolo Galvão, falou em nome dos deputados estaduais diplomados. “As mulheres provam o seu valor pelo trabalho e pelo talento, e não pelo vitimismo”, afirmou.

Em seguida, os 16 eleitos para a Câmara dos Deputados também foram chamados por ordem crescente de votação. A deputada federal mais votada, Caroline Rodrigues de Toni, falou em nome dos deputados federais diplomados. “Agradeço aos 227.632 eleitores que me fizeram a mulher mais votada da história de Santa Catarina”, comemorou.

O senador eleito e seus suplentes também foram diplomados. Ao fazer uso da palavra, Jorge Seif Júnior disse: “sou o senador eleito mais jovem da história de Santa Catarina, com 45 anos, e o segundo mais votado da história do nosso estado […] e isso me honra muito”.

Por último, foram entregues os diplomas à vice-governadora eleita, Marilisa Boehm, e ao governador eleito, Jorginho dos Santos Mello, que agradeceu ao corpo técnico do TRE-SC “pelo excelente trabalho durante todo o processo eleitoral”.  Ao comentar sobre a cerimônia, ele disse: “assim como eu, aqueles que hoje recebem os títulos de deputados estaduais, de deputados federais e de senador, sabem da responsabilidade que nos espera. Todos nós colocamos as nossas biografias à disposição da sociedade que nos deu os seus votos de confiança”.

Parte final

Ao conduzir a parte final da solenidade, o presidente do TRE catarinense agradeceu ao que chamou de “verdadeiro exército de 100 mil pessoas envolvidas diretamente, com diligência e comprometimento reconhecidos, tornando a eleição uma festa cívica”. A gratidão foi estendida às instituições públicas e privadas do estado, bem como às forças de segurança.

O desembargador Leopoldo Brüggemann também agradeceu pelo apoio das organizações, principalmente do Ministério Público de Santa Catarina, na adoção da Solução QR Tot – inovação desenvolvida pelo TRE que permitiu aos eleitores captar os dados contidos no QR Code impresso nos boletins emitidos pelas urnas após o término da votação. A ferramenta permitiu comprovar que o número absoluto de votos obtido por cada candidato ou candidata é idêntico àquele exibido ao final da totalização pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Vislumbramos, para o futuro, horizonte em que o modelo adotado pela Solução QR Tot alcançará ampla adoção como parte da totalização, por preservar as características de segurança digital e remover os riscos e custos logísticos do transporte de mídias de resultados entre os locais de votação e as centrais de gerenciamento da totalização em cada Zona Eleitoral”, declarou.

Por fim, o presidente da Corte Eleitoral agradeceu aos voluntários que atuaram nas Eleições 2022, ao homenagear a soprano Rute Ferreira Gebler, e também a todos que integram a Justiça Eleitoral. “As organizações seriam apenas edificações inertes – e a sociedade tem muitas razões para se orgulhar daqueles que compõem a Justiça Eleitoral de Santa Catarina e que, sem jamais esmorecer, perseguem incessantemente o objetivo de ouvir e fazer valer a vontade do eleitor, em eleições seguras e transparentes”, concluiu.

OS DIPLOMADOS

Governador: Jorginho dos Santos Mello
Vice-Governadora: Marilisa Boehm
Senador: Jorge Seif Junior e os suplentes Hermes Klann e Adrian Rogers Censi

Foto Agência AL

Deputados estaduais
Ana Campagnolo (PL)
Luciane Carminatti (PT)
Antídio Lunelli (MDB)
Sargento Lima (PL)
Mauricio Eskudlark (PL)
Mauro de Nadal (MDB)
Jerry Comper (MDB)
Paulinha (Podemos)
Mário Motta (PSD)
Jessé Lopes (PL)
Fernando Krelling (MDB)
José Milton Scheffer (PP)
Julio Garcia (PSD)
Marcos Vieira (PSDB)
Altair Silva (PP)
Ivan Naatz (PL)
Volnei Weber (MDB)
Camilo Martins (Podemos)
Sergio Motta (Republicanos)
Carlos Humberto (PL)
Nilso Berlanda (PL)
Marquito Marcos José Abreu (Psol)
Marcius Machado (PL)
Dr. Vicente Caropreso (PSDB)
Neodi Saretta (PT)
Napoleão Bernardes (PSD)
Delegado Egídio Ferrari (PTB)
Fabiano da Luz (PT)
Jair Miotto (União)
Tiago Zilli (MDB)
Edilson Massocco (PL)
Pepê Collaço (PP)
Rodrigo Minotto (PDT)
Repórter Sérgio Guimarães (União)
Oscar Gutz (PL)
Padre Pedro Baldissera (PT)
Estener Soratto (PL)
Marcos da Rosa (União)
Lucas Neves (Podemos)
Matheus Cadorin (Novo)

Deputados federais
Carol De Toni (PL)
Professor Pedro Uczai (PT)
Jorge Goetten (PL)
Ana Paula Lima (PT)
Carmen Zanotto (Cidadania)
Julia Zanatta (PL)
Ismael dos Santos (PSD)
Daniel Freitas (PL)
Valdir Cobalchini (MDB)
Gilson Marques (Novo)
Daniela Reinehr (PL)
Carlos Chiodini (MDB)
Ricardo Guidi (PSD)
Zé Trovão (PL)
Rafael Pezenti (MDB)
Fábio Schiochet (União Brasil)

(Fonte Jean Peverari, Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC)

Posts semelhantes

Posts recentes