sexta-feira, junho 21, 2024

HomeCulturaMais de um século de história

Mais de um século de história

Municípios de Joaçaba (102 anos), Herval d´Oeste (66 anos) e Luzerna (24 anos) comemoram neste fim de semana suas datas de fundação e confirmam a vocação de cidades acolhedoras, boas de viver, com infraestrutura, Saúde, Segurança e Educação de nível nacional. Essas condições fazem da região uma das cem melhores para se viver no Brasil. Leia sobre isto e muito mais no Caderno Especial que o RD Comunicação publica nesta sexta-feira

Foto Arquivo RD

A cada aniversário completamos mais um ano na nossa história. Este ano, Joaçaba completa comemora 102 anos, Herval d´Oeste, 66 e Luzerna, 24 anos de emancipação. Na edição desta sexta-feira, dia 23, o RD Comunicação publica um Caderno Especial celebrando a data que comemora oficialmente o triplo aniversário.

Joaçaba lidera o ranking estadual de gestão pública e é o segundo colocado no país entre as cidades de 20 a 50 mil habitantes. Pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU, Joaçaba é o segundo melhor município com menos de 100 mil habitantes, para se viver no Brasil e terceiro no Estado de Santa Catarina.

Os dados foram divulgados pelo Conselho Federal de Administração. Para o prefeito Dioclésio Ragnini, é um reflexo do trabalho, mostrando que o município está no caminho certo e que trabalhar com transparência e responsabilidade é o segredo para que a cidade seja destaque no país.

EMPREGABILIDADE
De acordo com o Sistema Nacional de Emprego  (Sine), Joaçaba é a cidade que mais emprega trabalhadores no mercado direto, com carteira assinada, por intermédio das vagas ofertadas pelo serviço. No primeiro semestre, foram 270 empregos confirmados em Santa Catarina, deixando a cidade em primeiro lugar no estado.

A administração de Herval d´Oeste visa melhorar a infraestrutura do serviço público para que a população receba um atendimento de qualidade. Educação e inovação estão entre as prioridades da Prefeitura de Luzerna que investe no Parque Tecnológico de Luzerna, atuando como um condomínio tecnológico, ou seja, um ambiente propício ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica, com destaque para a Incubadora Tecnológica Municipal (ITL).

Nesta edição especial de aniversário, o jornal Raízes Diário apresenta algumas das ações municipais que contribuíram para o desenvolvimento dos três municípios. Artigos sobre oportunidades do prefeito de Joaçaba Dioclésio Ragnini, do Bispo Dom Mário Marquez, do Pastor Márlon Hüther Antunes, do pesquisador Marckson Kielek, do professor Luiz Fernando Conrado e do jovem Thiago Silva dos Santos.

Também agradecemos os artigos sobre oportunidades do orador e diretor literário da Scajho Jaime Telles, do advogado e servidor público Leandro Sartori, da psicóloga e coach Isabela Toscan Mitterer Berkembrock e do reitor da Unoesc Aristides Cimadon que foram publicados na edição impressa desta quinta-feira.

RETROSPECTIVA
E uma retrospectiva sobre a história da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d´Oeste (Liesjho) e das agremiações Acadêmicos do Grande Vale (campeã do Carnaval 2019), Aliança, Unidos do Herval e Vale Samba, que encantam os foliões durante o Carnaval com o desfile na avenida do samba.

O especial traz ainda a agenda do fim de semana. Tem Baile com Os Monarcas, a segunda edição da Stammtisch – Festa dos Amigos de Joaçaba, a 12ª Caminhada Ecológica, o Pedal Parque, “É Dia de Feira” e apresentações de artistas locais.

O RD agradece os anunciantes que tornaram esta edição possível.

Posts semelhantes

Posts recentes