Santa Catarina é o terceiro estado do país que mais sofreu danos e prejuízos com desastres naturais nos últimos 20 anos. Incluem-se na relação de desastres naturais, por exemplo, inundações, estiagens, chuvas de granizo, vendavais, ciclones, entre outros. Os dados foram apresentados pela Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil – Regional de Joaçaba.
Os dados foram apresentados por representantes da Defesa Civil. Atendendo a um convite feitos pelos vereadores que integram à Comissão de Estiagem, Adair Flamia (coordenador da Defesa Civil Regional), Luci Heberle (coordenadora da Defesa Civil Municipal) e Ingrid Stock (Comissão Técnica da Defesa Civil Municipal ) estiveram na Câmara participando de mais uma reunião da Comissão de Estiagem na tarde de quinta-feira (2). A equipe apresentou diversos dados relacionados as ocorrências de fenômenos naturais e também sobre os encaminhamentos necessários diante das situações.
A Comissão, que tem ouvido diversas instituições ligadas ao tema, busca alternativas viáveis que possam ser implementadas no município com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem, cujo fenômeno é recorrente nas mais diversas regiões do país.
A Comissão é composta pelos vereadores Diego Bairros, Dihego Joe Müller e Alcione Marchezini. Ao concluir os trabalhos, eles irão apresentar um relatório com as sugestões ao Poder Executivo e, posteriormente, buscar recursos junto ao orçamento do município para implementar as propostas.
(Fonte Câmara de Vereadores de Joaçaba)