sábado, março 2, 2024

HomeEsportesNovo Mundial de Clubes terá formato da Copa das Confederações

Novo Mundial de Clubes terá formato da Copa das Confederações

Em março de 2019, a Fifa anunciou o novo formato do Mundial de Clubes. O torneio entra no calendário no lugar de outra competição da própria Fifa, a Copa das Confederações. Com isso, o Mundial como conhecemos hoje, disputado desde 2005, deixará de existir depois de 2020.

O novo Mundial terá 24 equipes de todo o mundo. A Europa será o continente mais representado, com oito times. A América do Sul terá direito a seis clubes na competição. As demais vagas serão divididas entre as demais confederações continentais. No atual formato, apenas 7 equipes disputam a competição (todos os campeões continentais e mais o campeão do país sede).

Não há oficialização de nenhuma confederação sobre como as vagas serão distribuídas no Mundial de Clubes de 2021. Na América do Sul, é dado como certo que os quatro últimos campeões da Libertadores antes do torneio, entre 2017 e 2020, estejam presentes. As outras duas vagas seriam disputadas pelos vencedores da Copa Sul-Americana.

Serão oito grupos com três equipes em cada. O vencedor de cada chave avança para a disputa das quartas de final. Todos os duelos de mata-mata serão em jogo único. No total, o campeão do torneio fará cinco jogos.

A competição não tem data oficial, mas a Fifa trabalha para fazer a primeira edição entre os dias 17 de junho e 4 de julho de 2021. Ou seja, não será mais disputado no final do ano, como tradicionalmente acontece.

O novo Mundial de Clubes ocorrerá a cada quatro anos, ocupando o lugar da Copa das Confederações, que teve sua última edição em 2017, na Rússia.

Posts semelhantes

Posts recentes